Golfinhos atrapalhando a Fórmula 1. Conheça como isso é possível!

Você não leu errado, um termo muito usado no meio da fórmula 1 e não era usado há anos, está voltando a tona e ele é o: porpoising que em tradução literal é “golfinhada” um famoso termo relacionado com o movimento que o animal faz com sua cauda quando está em pleno nado. 

Quando o carro esta em alta velocidade, o piso para de funcionar de repente e o carro começa a subir e descer novamente, algo semelhante ao movimento que citamos acima. Este termo ressurge com o retorno dos efeitos de solo produzidos pelo novo assoalho, e tudo indica que este pode ser um tema frequente no início da temporada.

Como solucionar este problema?

Na teoria, não é difícil resolver o problema de porpoising ou golfinhada. Para solução imediata é só aumentar a altura do veículo do solo, pode ser feito buracos no assoalho do veículo para que o ar passe e não “jogue” o carro para cima, pode-se fazer remendos na parte inferior do carro como a Mercedes fez no início da fase de testes. 

Porém, todas essas soluções trazem grande redução do rendimento do carro. Agora os engenheiros e mecânicos estão correndo contra o tempo para resolver o problema de golfinhada antes do início da temporada. 

“É algo difícil de simular porque também tem a ver com o comportamento do pneu, se era mais rígido ou não”, lembra o diretor técnico da McLaren, James Key.

Este problema foi detectado nos primeiros testes realizados em Barcelona, e pegou a maioria das equipes de surpresa, que foram obrigadas a voltar para os projetos e desenvolvimento o quanto antes. 

Atrapalhando a Fórmula 1
Nova Ferrari 2022 em dia de testes na F1. Foto: AutoSport.

Problema simples, porém, importante

Você pode estar se perguntando. Mas este problema é simples de resolver! Sim, porém, com as mudanças de teto orçamentário e restrições no túnel de vento já para esta temporada, algo que já vinha atrapalhando todo o planejamento para esta temporada.

A “golfinhada” normalmente aparece em circuitos ondulados, porém, em Barcelona o circuito é todo reto e liso, e isso foi presente em quase todos os carros que estavam realizando testes. E isso preocupa ainda mais as equipes.

Correndo contra o tempo, as equipes se desdobram para resolver este e outros problemas que estão constantes em 2022. Embora o tempo seja curto, as equipes já estão testando soluções nesta semana, segunda parte da temporada, que fica marcada para 10 a 12 de março.

Quer ter acesso a mais noticias quentinhas sobre o mundo dos motores? Acesse Agora Motor e fique por dentro das principais novidades.

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Automobilismo Treino Livre do Bahrein: Carlos Sainz é o mais rápido antes da classificação

O Bahrein recebeu a Fórmula 1 nesta sexta-feira para o terceiro e último treino livre…

Gabriel May Oechsler
Automobilismo Revelado a nova Ferrari SF-24 para a nova temporada da Fórmula 1!

A Scuderia Ferrari apresentou seu novo carro, SF-24, para a temporada de Fórmula 1 de 2024, confira!

Vinícius Lima
Automobilismo Apostas em Corridas de Carros e Motos: Desbravando o Mundo da Velocidade

Permita-se imaginar a emoção eletrizante de apostar nas corridas de carros e motos. Se já…

Thiago Klaumann
Automobilismo Inovação e Adrenalina nas Pistas de Fórmula 1

A Fórmula 1 tem sido o auge do automobilismo desde que as primeiras corridas de…

Thiago Klaumann
Automobilismo Max Verstappen encerra temporada da Fórmula 1 com chave de ouro em Abu Dhabi

O piloto holandês Max Verstappen encerrou a temporada de 2023 da Fórmula 1 com uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário