Agora Motor logomarca

Preço do combustível será exibido com apenas 2 casas decimais a partir do dia 07 de maio

2 minutos de leitura

O preço do combustível nos postos de gasolina de todo o país só aumenta dia após dia. E os consumidores muitas vezes ficam confusos em relação ao motivo do aumento do preço da gasolina e dos outros combustíveis.

Algo que também deixa os consumidores confusos é a forma como o combustível é precificado. Nesse caso, com 3 casas décimais.

Mas pensando em facilitar para o consumidor na hora de visualizar os valores dos combustíveis, a ANP pensou em uma solução.

A ANP criou uma medida onde os postos de combustíveis terão que exibir seus preços apenas com 2 casas décimais para que o consumidor possa visualizar o valor do combustível de forma mais clara.

Os revendedores de combustível no Brasil agora exibirão os preços com até 2 casas decimais.

A medida entra em vigor a partir do dia 7 de maio. Ou seja, o prazo se encerra no sábado e os revendedores têm até lá para ajustar seus preços/sistemas de rotulagem.

O objetivo da mudança é tornar os preços dos combustíveis mais precisos e claros para os consumidores, segundo a ANP.

Os preços devem ser exibidos com duas casas decimais, tanto no painel de preços quanto nos displays da bomba dispensadora.

A ANP ressalta que, nas bombas de gasolina com terceiro dígito, o terceiro dígito pode ficar como está. Isso significa que ele será travado no dígito 0 durante o abastecimento.

O pequeno custo de mudança para a nova bomba é compensado pela não necessidade de reconfiguração posterior, o que significa menos custos para os nossos agentes econômicos.

Como a terceira casa decimal será zerada e travada, fica claro que não há confusão quanto a essa regra. Ele existe para dar clareza ao consumidor e não há razão para dúvidas sobre o seu propósito.

Ao avaliar a mudança, a agência constatou que ela não afetará o valor final dos preços dos combustíveis. Não trará custos para os revendedores e as restrições de preço também não serão afetadas.

Talvez essa seja apenas uma tentativa de “amansar” o consumidor que está insatisfeito dia após dia com os preços exorbitantes da gasolina, diesel e etanol.

Combustível
Foto: Reprodução

Notícias diárias relacionadas ao mundo automobilístico é no Agora Motor, o seu portal de notícias e artigos do mundo dos motores.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *