Agora Motor logomarca

Preço de carros elétricos é a maior barreira para os brasileiros que desejam comprá-los

3 minutos de leitura

O aumento no preço do combustível está sendo cada vez mais constante, o que faz com que os brasileiros estejam sempre buscando alternativas mais em conta para poderem se locomover com conforto e segurança.

Uma das alternativas que está sendo constantemente utilizada por muitos brasileiros, é o uso de cupons de desconto cedidos por alguns postos de gasolina como, por exemplo, postos da Shell, mas para algumas pessoas isso não é o bastante. Isso faz com que a procura por carros elétricos ou híbridos esteja cada vez mais em alta.

Pesquisas mostram que os brasileiros estão realmente dispostos a utilizar carros movidos a energia elétrica, contudo, a infraestrutura, a falta de conhecimento e, principalmente, os altos preços, são grandes impedimentos para tal aquisição.

Tais pesquisas também apontam quais são todas as principais razões que fazem os brasileiros ter tanto interesse em carros elétricos. Cerca de 62% das pessoas entrevistadas respondem que é por conta da redução de poluentes; logo em seguida temos os que querem economizar recursos (gasolina, por exemplo).

Ainda assim, por mais que o interesse na aquisição de carros híbridos ou totalmente elétricos seja grande, o alto custo ainda é a maior barreira. Para se ter uma ideia, os carros elétricos e híbridos mais baratos no Brasil custam em média R$100 mil, ou seja, não são de fácil acesso para a maior parte da população. O híbrido mais barato do Brasil hoje é o Kia Stonic, veja mais detalhes!

Mas este não é o único fator que impede que os brasileiros comprem carros elétricos, a falta de infraestrutura também é uma grande barreira, afinal de contas, de que adianta ter um carro elétrico, se não houver lugares ao longo da cidade onde carregá-los?

Apesar de haver estações de recarga em alguns postos de gasolina em cidades grandes, isso não acontece em cidades pequenas. Além disso, em locais afastados das cidades, como estradas e rodovias, é mais difícil encontrar pontos de recarga, e este é um motivo bastante relevante para cerca de 38% da população que deseja adquirir carros elétricos.

A falta de informação também é um fator relevante

Como se os motivos acima não bastassem, a falta de informação também é um problema para a aquisição de carros elétricos. Por exemplo, cerca de 34% das pessoas não sabiam que existem carros híbridos, 40% já ouviu falar deste tipo de carro elétrico híbrido, mas somente 20% já viu um de perto.

brasileiros
Foto: Reprodução

Quer receber mais notícias sobre o mundo automobilístico? Então acesse o Agora Motor o seu portal de artigos e notícias mais quentes relacionados ao mundo dos motores.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *