Agora Motor logomarca

Profissional do olfato: conheça os profissionais responsáveis pelo setor da Nissan!

As pessoas adoram cheiros de carros novos. Para a maioria dos carros, é uma mistura de plásticos e tecidos resistentes a manchas, talvez um pouco de couro também.

É um coro olfativo complexo que é produzido quando você vê, cheira e pensa sobre as qualidades impulsivas saborosas. A Nissan trabalha com profissionais para cheirar cuidadosamente para que possam adicionar o cheiro único de carro novo. Isso com certeza parece um trabalho interessante.

Guia do Conteúdo

Profissional do olfato da Nissan

Profissional do olfato
Foto: Reprodução

Você pode ter expectativas de quais materiais você escolhe para o interior do seu carro. A maioria dos materiais agora pode suportar as exigências de estar dentro de um veículo e é fácil de limpar.

Tori Keerl é engenheira de materiais no centro técnico da Nissan. E é responsável por uma equipe de especialistas em odores que analisam tudo o que entra nos veículos.

Keerl começou sua carreira como engenheira de materiais, mas rapidamente descobriu que estava encarregada dos perfis olfativos de todos os veículos Nissan.

“Toda vez que lançamos um veículo, temos que testar o cheiro dele”, disse ela.

Estão desenvolvendo um novo modelo de veículo e usam seus narizes para cheirar as peças antes de colocá-las de volta nos carros.

“Então nós os colocamos no veículo”, disse ela. “Nós sentamos no veículo e nos certificamos de que, enquanto estamos sentados no banco do motorista e você no banco de trás, você sente aquele cheiro bom de carro novo.”

Os cheiros no banco da frente têm uma gama muito maior de materiais, incluindo plásticos e couro. Na parte de trás, no entanto, normalmente há apenas uma grande variedade de tecidos perto do nariz.

Há também muitos materiais, fios e adesivos diferentes que mantêm os assentos juntos. Você está preso em um assento fechado cercado apenas pelo material do assento. Há também um banco dianteiro e traseiro acima de você! E tem esse cheiro estranho.

Apesar de todos os componentes do carro já terem sido pré-cheirados antes de serem instalados em um veículo protótipo, ainda há surpresas. Tal como acontece com a cozinha, alguns cheiros que são bons, ou mesmo muito agradáveis, por si só, às vezes podem ser diferentes com o calor. Ou às vezes havia um cheiro que de alguma forma foi perdido em todas as inalações anteriores.

Então a equipe de Keerl tem que começar a investigar. São todos profissionais que passaram por um rigoroso treinamento na identificação de aromas de diferentes substâncias, e também contam com um processo de certificação de identificação de aromas.

Eles cheiram cada centímetro do seu carro até encontrar a fonte do odor ofensivo. Esta é uma maneira eficaz de rastrear um mau cheiro.

Os profissionais de teste de cheiro são regularmente recertificados e passam por testes cegos de cheiro. Eles são fornecidos com garrafas sem rótulo de diferentes aromas para julgamento cego.

Quer ficar atualizado sobre tudo o que se passa no mundo dos motores? Então acesse o Agora Motor e veja as principais notícias.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.