Agora Motor logomarca

Projeto de lei quer o retorno de carros populares à Diesel. Veja como!

Proibidos desde 1976 via projeto ministerial, carros movidos à óleo Diesel podem voltar à serem produzidos e vendidos como carros populares se depender da ideia central do Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Heitor Freire (União-CE).

De acordo com o texto do PL 567/2022 apresentado pelo deputado, o regulamento (MIC 346) feito pelo Ministério da Indústria e Comércio fazia sentido quando foi feito, mas 46 anos depois, perdeu completamente o sentido.

Em seu perfil oficial no Twitter o deputado afirma:

“Protocolei o PL 567/2022 para autorizar a fabricação e comercialização de carros populares com motores a diesel. O Brasil é o único país do mundo que ainda proíbe. Um capricho do mercado automotivo que prejudica unicamente o acesso do cidadão comum a um combustível mais barato”.

Em entrevista o deputado afirma que o projeto era viável na época que foi feito, porém, com o aumento das tecnologias e mudanças em toda a estrutura dos veículos, a proibição passa a ser obsoleta.

“É claro que em 1976 a realidade era outra. Em razão do primeiro choque do petróleo em 1973, assim como a importação de quase 80% do petróleo consumido em território nacional, a opção escolhida foi pela proibição de motores movidos a óleo diesel em veículos leves, optando-se pela gasolina e pelo etanol para esses automóveis. Além disso, os motores a diesel existentes até então se mostravam pouco eficientes quando adotados em carros de passeio, elevando a emissão de gases tóxicos e poluentes nas cidades”, comentou.

Guia do Conteúdo

Economia e Alternativas

Veículos à Diesel
Veículo leve sendo abastecido com Diesel pode virar realidade. Foto: reprodução.

O deputado afirma que conforme o preço do combustível foi aumentando chegando a preços impraticáveis o consumidor pode e tem direito de poder contar com mais uma alternativa para escolha de qual combustível quer comprar.

Realizando uma conta rápida, o deputado afirmou que carros movidos à óleo Diesel podem alcançar médias de 20 km/L, modelos similares não atingem nem metade de tal média.

“Além disso, essa maior eficiência torna os carros a diesel com maior durabilidade e com manutenções de custo mais baixo, tornando-os uma opção mais vantajosa a longo prazo”, concluiu, confiante em ver o PL, em processo de tramitação, ser votado e aprovado no futuro.

Veja todas as novidades, lançamentos e noticias do mundo dos motores acessando o Agora Motor seu site preferido para conteúdo automotivo.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.