Qual carro escolher para alugar em uma viagem?

Quer entender tudo sobre Qual carro escolher para alugar para sua viagem? Continue a ler e veja dicas essenciais para fazer sua escolha!

Seja para lugares mais remotos, seja para locais mais próximos, alugar um carro é uma opção na busca por comodidade e agilidade durante a viagem

Planejar uma viagem, com certeza, é tão emocionante quanto fazê-la. Pensar no destino que deseja conhecer, juntar dinheiro, cotar seguro, assim como escolher as atividades que gostaria de realizar ao chegar traz muita empolgação durante a fase do planejamento. Assim, essa é uma etapa que não deve ser pulada, pois ao criar um roteiro de viagem é possível se preparar melhor para qualquer imprevisto.

Por isso, coloque tudo no papel e avalie se cabe dentro do seu orçamento a possibilidade de alugar um carro. Hoje em dia, essa é uma hipótese a ser considerada, inclusive para quem vai viajar com a família, já que facilita a locomoção durante os passeios, não precisa contar com transportes públicos e proporciona mais conforto aos idosos e crianças.

Assim, se optar pelo aluguel de um veículo, verifique se já está incluído o seguro automóvel no valor, já que é uma contratação muito importante contra roubos, furtos ou acidentes. Para uma viagem com mais comodidade, tenha um veículo à sua disposição!

Qual carro escolher para alugar em uma viagem?
Qual carro escolher para alugar em uma viagem. Foto: Freepik

Como alugar um carro?

Você sabia que alugar um carro para usar durante a viagem é mais econômico do que mandar revisar o seu? Isso mesmo! Os gastos com um automóvel alugado é menor que trocar os pneus ou as peças do seu. Por essa razão, locar é uma opção mais vantajosa. Além disso, a maioria das locadoras oferecem serviços 24 horas, isso traz tranquilidade na hora de pegar a estrada.

Se programou uma viagem em família com  os seus pais e/ou seus filhos, o aluguel de um veículo é a alternativa mais segura, pois facilita o deslocamento, trazendo mais liberdade para todos os membros, principalmente quem estiver acompanhado de crianças e idosos. Portanto, faça uma pesquisa minuciosa para encontrar o carro que atenda às suas necessidades e caiba no seu orçamento.

Lembre-se de fazer reservas com antecedência para garantir que o veículo escolhido esteja disponível no dia. Caso não esteja, a locadora fornece um melhor sem custos adicionais, mas essas cláusulas devem ser observadas no contrato, bem como questões sobre seguro, cobranças de taxas extras, tanque cheio, quilometragem livre, entre outros. Por fim, pegue o carro no destino e embarque sem preocupação.

Qual carro escolher para alugar?

Dependendo do tipo de ambiente para o qual realizará sua viagem, bem como o número de pessoas que irão junto, saiba qual carro é o ideal para atender suas necessidades durante a viagem.

Compactos

Os carros compactos, geralmente, são os mais procurados por serem mais econômicos. Para quem planeja uma viagem curta, com poucas bagagens esse modelo servirá bem. Além disso, o custo-benefício é bastante atrativo. Há modelos com motores 1.4 ou 1.6 e câmbio automático.

Como são modelos muito procurados, reserve com máxima antecedência para ter mais opções disponíveis no dia da sua viagem, principalmente se ocorrer em períodos de alta temporada.

Intermediários

As categorias de carro intermediário são indicadas para aqueles que vão embarcar com a família, carregando muitas malas. O espaço interno desse modelo consegue comportar bem as pessoas e as bagagens, contém um porta-malas mais amplo. Apesar de ser espaçoso, também oferecem um custo-benefício excelente, além de conforto e desempenho.

SUV

Caso os carros intermediários não forem o suficiente para atender suas demandas, com certeza os da categoria SUV serão, uma vez que possuem espaço para cinco lugares e porta-malas que comportam bagagens do tamanho médio e grande. Se sua programação for para lugares remotos, esse é o modelo ideal.  Para viagens ao litoral, não precisa se preocupar, já que dá para levar o guarda-sol, as cadeiras de praia, isopor, brinquedos e pranchas sem tirar o conforto dos passageiros.

Minivan

Se sua viagem for em grupo ou se for levar todos os membros da família, será preciso um veículo com espaço maior do que cinco lugares. Opte pela Minivan, essa é uma pedida certa. Internamente, oferece total conforto já que os bancos são projetados especialmente para proporcionar mais comodidade aos viajantes.

Especial

Para aquela tão aguardada viagem de amigos, se o destino for fazendas, passar pelas pistas com muitas subidas íngremes de barro ou trilhas, a escolha mais adequada é da categoria especial. Esse tipo de automóvel foi desenvolvido para uma experiência off road.  Eles apresentam suspensão reforçada e carroceria gigante, sem falar que o espaço interno consegue acomodar até cinco passageiros. Para os aventureiros de plantão, esse é o pedido certo. Não se esqueça: sempre devolva o carro limpo, nas mesmas condições de quando foi pego, para evitar cobrança extra

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender sobre qual carro escolher para alugar em uma viagem? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que assim você ajuda o time do Agora Motor a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Aproveite e olhe a tabela FIPE do Agora Motor e fique de olho nos preços dos carros que você procura!

Perguntas Frequentes

Quais são as vantagens de alugar um carro durante uma viagem?

Alugar um carro oferece comodidade e agilidade na locomoção durante a viagem, especialmente em lugares remotos. Também proporciona mais liberdade para explorar diferentes atividades e destinos, além de oferecer conforto para idosos e crianças.

O seguro automóvel está incluído no valor do aluguel do carro?

Nem sempre o seguro automóvel está incluído no valor do aluguel do carro. É importante verificar com a locadora se o seguro está incluso ou se é necessário contratar separadamente para se proteger contra roubos, furtos ou acidentes.

Como posso alugar um carro?

Para alugar um carro, é recomendado fazer reservas com antecedência para garantir que o veículo escolhido esteja disponível no dia da viagem. Pesquise diferentes locadoras, verifique as cláusulas do contrato, como seguro, taxas extras, tanque cheio e quilometragem livre, e siga as instruções da locadora para pegar o carro no destino.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Artigos Atrapalha mais do que ajuda: Carros que inovaram, mas não para te ajudar!

Ao projetar um carro, os engenheiros se concentram em aspectos como desempenho, segurança e conforto….

Thiago Klaumann
Artigos Para onde vai o dinheiro do IPVA? Veja o destino e suas consequências!

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa obrigatória que deve ser…

Gabriel May Oechsler
Artigos Nova opção para um deslocamento fácil: SUDU A2 bicicleta elétrica com bateria de lítio!

A marca SUDU está prestes a lançar uma bicicleta elétrica com bateria de lítio perfeita…

Thiago Klaumann
Artigos 5 Carros usados e econômicos de até R$ 50 mil para o dia a dia!

Se você está em busca de um carro seminovo confiável, prático e econômico para o…

Gabriel May Oechsler
Artigos Carros banidos da Uber: Veja os modelos que não podem mais rodar na categoria Comfort e Black

A Uber, uma das maiores empresas de mobilidade urbana do mundo, anunciou recentemente uma mudança…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário