Agora Motor logomarca

GM inovando com sistema de uso de duas portas para recarregar picapes elétricas! Veja!

2 minutos de leitura

A GM está inovando o mercado que está sendo o mais comentado e concorrido dos últimos tempos. Foi apurado que a montadora está patenteando um novo sistema de carregamento em duas portas. Este novo sistema inova o sistema de carregamento, onde dois modelos podem ser carregados de forma simultânea.

Carregamento mais rápido?

A General Motors está registrando uma patente para duas portas de carregamento para sua picape elétrica. Você pode até pensar que isso acelerou os tempos de carregamento, que podem levar minutos ou até horas, dependendo da tecnologia. Mas não é bem isso que eles pensam.

Essa ideia é, na verdade, trazer mais praticidade ao uso das baterias veiculares. Resumidamente explicado, o projeto visa “dividir” as baterias em dois grupos, na verdade idênticos, constituídos por 12 módulos que podem ser ligados em paralelo ou em série.

Segundo a GM, cada porta de carregamento será conectada a um banco de módulos, sendo que o primeiro pode ser carregado em 800V ou 400V, enquanto o segundo só pode ser carregado em 400V. Desta forma, é possível carregar o veículo de três formas diferentes.

Se conectado em série, duas baterias podem ser carregadas a 800V ao mesmo tempo e usar apenas a primeira porta. Quando conectado em paralelo, você pode usar os dois plugues para carregar cada plugue em 400V ao mesmo tempo, ou um de cada vez.

Outra praticidade é usar a porta de 800V para carregar um veículo enquanto carrega outro carro elétrico em 400V. Isso seria útil para os proprietários de frotas, permitindo o uso de menos estações de carregamento para carregar mais carros ao mesmo tempo.

A porta auxiliar também pode ser usada como fonte de energia para qualquer dispositivo eletrônico durante o carregamento. As pessoas que usam o caminhão para trabalho ao ar livre se beneficiarão desse recurso, pois podem ligar seus eletrônicos sem correr o risco de ficar sem bateria no final do dia.

picapes elétricas
Imagem retirada do site: OlharDigital.

Duas portas para carregar picapes elétricas é novidade?

Portas de carregamento duplas não são novidade. Carros elétricos de alto desempenho como o Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT já possuem sistemas semelhantes. No entanto, para carros esportivos, ambas as portas são usadas para carregamento de corrente alternada (CA), enquanto uma das portas também suporta corrente contínua (CC) para carregamento mais rápido.

Veja todos os detalhes e atualizações do mercado automotivo acessando o Agora Motor.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *