Agora Motor logomarca

Quase 500 km/h! Veja o recorde batido recentemente pelo Tuatara!

Imagine atingir velocidades que ficam próximas aos 500 km/h. O nome da fera que chegou perto da velocidade nunca batida por um carro de produção é Tuatara. O modelo conseguiu chegar nos 474,8 km/h. Superando a marca dos 455 km/h. Conquistada por ele mesmo em Janeiro de 2022.

Com o piloto e dono, Larry Caplin no comando, o modelo em uma pista apropriada com mais de 3,7km de extensão no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA.

Para Jerod Shelby, fundador e CEO da SSC North America, o modelo pode acelerar mais e não ultrapassar a marca de 500 km/h simplesmente porque a pista acabou. ‘Este carro nem atingiu o máximo’.

Sob o capô, o Tuatara é “agressivo”. Tem um motor V8 twin-turbo que entrega 1.750 cv com combustível E85 ou metanol, associado a uma transmissão automática de 7 velocidades.

Veja o vídeo:

Guia do Conteúdo

Detalhes do Tuatara

O supercarro que supera o Bugatti Chiron e o Koenigsegg Agera tem motor V8 twin-turbo flex com 1774 cv e aerodinâmica ativa por quase 10 milhões de reais.

O SSC Tuatara pesa apenas 1.247kg, mas é alimentado por um potente motor V8 biturbo de 5,9 litros com virabrequim plano que produz 1.750cv (1.774cv) e 185,4 kg/min de E85 (85% etanol) e 15% gasolina). A transmissão vem da italiana Cima, automática de sete marchas controlada por uma borboleta atrás do volante.

O coeficiente de arrasto é de apenas 0,279 cx. Com a ajuda da asa traseira ativa, o downforce é dividido entre 37% na frente e 63% na traseira acima de 240 km/h.

Tuatara
Foto retirada do site: QuatroRodas.

“O Tuatara foi projetado e construído para ser uma demonstração de força por onde passa. Seja um passeio pela cidade, uma passagem em alta velocidade por uma pista ou voltas em uma pista técnica, ele se destaca em qualquer coisa que o motorista faça com o carro”, diz o fundador e CEO Jerod Shelby.

Veja todos os detalhes do Agora Motor, todas as novidades e atualizações do mundo dos motores.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.