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Renault Master 2023: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

O Renault Master é um furgão grande muito versátil. Disponível em uma ampla variedade de modelos diretos de fábrica – incluindo uma infinidade de modificações profissionais – a Master definitivamente tem a escolha para você. Mas agora, a Master 2023 é também uma das vans mais antigas do mercado, ficando claramente atrás da concorrência em segurança e tecnologia.

Ainda assim, é uma das poucas vans grandes disponíveis como modelo 100% elétrico – que abordamos em nossa análise dedicada do Renault Master ZE.

Originalmente lançado em 2010, recebeu uma revisão geral em 2019, incluindo um novo visual, um motor revisado e um interior revisado. Esta revisão abrange os modelos de 2019 e anteriores.

O Renault Master entra na linha 2023 com visual renovado e traz motor recalibrado que entrega 136 cv e 36,7 kgfm de torque. O utilitário está disponível nas seguintes configurações: van, van grande, van extra, vitré e micro-ônibus executivo. O Renault Master é o furgão mais importante do mercado atualmente, mantendo a liderança do FU3 por oito anos consecutivos.

Principais itens de série do Renault Master 2023: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbags duplos, freios ABS com BAS, controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e outras tecnologias de segurança.

Remodelagem

Em setembro de 2019, a Renault começou a vender o Master 2023 fortemente reformulado, que incluía não apenas um novo visual na frente, mas também um interior da cabine completamente revisado.

As mudanças na frente do Master 2023 são intencionais para torná-lo mais “parecido com um caminhão”, algo que a Renault acredita que fará os clientes pensarem que é mais difícil. Como resultado, a grade agora não é apenas cromada, mas também mais vertical e o capô é mais alto.

As modificações também ajudam os motores do Master 2023 a respirar melhor, ajudando-os a atualizar para os padrões de emissões Euro 6D Temp (também conhecido como Euro 6.2) (as versões para serviço pesado são compatíveis com Euro VI D).

Ao mesmo tempo, o novo interior é mais inteligente e moderno do que antes e, embora o equipamento de segurança padrão não tenha sido adicionado tanto, há pelo menos mais opções agora.

Em um lado positivo menos imediato, como parte desta atualização, o número de variantes Master disponíveis foi significativamente reduzido – embora ainda restem 99. Isso é em parte para reduzir os modelos que não vendem bem, em parte para tornar mais fácil para os clientes escolherem o proprietário certo para eles e em parte como resultado desses novos regulamentos de emissões.

Renault Master 2023 saindo de um galpão
O modelo teve alterações. Foto: reprodução.

Tamanhos e variações do modelo

A gama Master van está disponível em quatro comprimentos de carroçaria e três alturas de carroçaria com opção de tração dianteira ou traseira. Oferece níveis muito competitivos de espaço e carga útil, bem como uma gama de potentes motores turbodiesel.

A cabine é espaçosa, confortável e claramente construída com materiais sólidos. Apenas um passeio ligeiramente acidentado pode desencorajá-lo em passeios longos – embora uma vez que você coloque algum peso nas costas, seja muito mais calmo.

Você também obtém muitos equipamentos padrão com ótimo valor, com as versões mais recentes disponíveis em várias especificações comerciais e comerciais.

Master 2023 chassi
O modelo está disponível em diversos tamanhos. Foto: reprodução.

Concorrentes

Seu concorrente mais próximo é provavelmente o trio Citroen Jumper / Peugeot Boxer / Fiat Ducato – embora a maioria dos compradores provavelmente também encontre um Ford Transit pós-2014 perto do topo de sua lista de compras.

Motor

Com opções de motores potentes com até 180 cv. A experiência de condução do Renault Master 2023 é como tudo no impressionante motor. O conforto de condução poderia ser melhor, mas como um grande veículo comercial ainda percorre grandes distâncias com relativo conforto.

Ele também oferece opções de tração dianteira (FWD) e tração traseira (RWD), para que você possa especificar o trem de força que melhor atende às suas necessidades.

Desde a sua introdução em 2010, todas as versões desta geração do Master foram equipadas com um motor turbodiesel dCi de 2,3 litros. É um motor ótimo, sólido e musculoso em todos os sentidos, mas ficou melhor com o tempo.

Originalmente lançado com opções de 100cv, 125cv ou 150cv, para 2014 a linha foi refinada para oferecer as combinações. A principal medida de economia de combustível para o modelo Power é a tecnologia stop-start.

Em 2016, o motor do Master foi atualizado novamente, desta vez para atender aos regulamentos de emissões Euro 6 – que incluíam a adição de um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir as emissões nocivas de NOx. Isso está alinhado com todas as outras vans grandes (exceto a versão Fiat Ducato pré-2019), o que significa que agora há um tanque AdBlue para proteger a capota.

Como resultado, você pode ver que o motor Euro 6 é mais potente que seu antecessor, o que compensa parcialmente o leve aumento no peso em ordem de marcha causado pelo hardware adicional de controle de emissões.

No entanto, eles foram atualizados novamente em 2019, pois o padrão Euro 6 se tornou mais rigoroso.

Os mais novos modelos de tração dianteira oferecem mais potência e torque do que os modelos de tração traseira; em nossa experiência até agora, eles também têm melhor ação com a transmissão manual de seis marchas padrão, o que se torna um problema em algumas aplicações RWD aqui Muito difícil de usar.

A ação mecânica da versão FWD é agradável e, de fato, a sensação é grossa para uma transmissão manual em uma minivan Renault.

Uma transmissão automática Quickshift de seis velocidades é opcional em alguns modelos, mas este é um robô manual, não um carro real, por isso não é a experiência mais agradável. O Master 2023 alcança a média de consumo de 10,4 km/l em ambiente urbano, o que torna o novo modelo cerca de 30% mais econômico que o anterior.

Frente do Master 2023 na cor cinza
O motor do modelo entrega bastante potencia. Foto: reprodução.

Dirigibilidade

Independentemente da potência do motor que você escolher, você verá que o motor de 2,3 litros do Master é um motor forte e resistente, com bastante potência baixa. Embora a carga útil máxima da versão base obviamente não seja tão satisfatória quanto as versões mais poderosas da versão topo de linha, elas ainda fazem o trabalho.

Lateral da Master 2023 com a porta do furgão aberta
A dirigibilidade do modelo é bastante confortável. Foto: reprodução.

Ficha Técnica Master 2023

Motorização2.3
CombustívelDiesel
Potência (cv)115
Torque (kgf.m)29,57
Velocidade Máxima (km/h)145
Tempo 0-100 (s)16,5
Câmbiomanual de 6 marchas
Traçãodianteira
Direçãohidráulica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo transversal (beam) e traseira com barra estabilizadora, roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.
FreiosQuatro freios a disco com dois discos ventilados.
Altura (mm)2.487
Largura (mm)1.990
Comprimento (mm)5.899
Peso (Kg)2.007
Tanque (L)100
Entre-eixos (mm)4.078
Porta-Malas (L)N/D
Ocupantes3

Preço do Renault Master 2023

O Renault Master 2023 será vendido em quatro opções de carroceria (chassi cabine, furgão, vitré e minibus), com preços entre R$ 187.600 e R$ 281.300.

Quer ver detalhes do modelo? Acesse o link abaixo e veja tudo sobre ele.

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Perguntas Frequentes

Qual o preço do Renault Master 2023?

O Renault Master 2023 será vendido em quatro opções de carroceria (chassi cabine, furgão, vitré e minibus), com preços entre R$187.600 e R$281.300.

Qual o consumo do Renault Master 2023?

O Master 2023 alcança a média de consumo de 10,4 km/l em ambiente urbano, o que torna o novo modelo cerca de 30% mais econômico que o anterior.

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