Retorno do modelo! Renault Megane 2023 pode pintar no Brasil com motor elétrico
Luca de Meo (CEO da Renault) diz que vai focar em SUVs no Brasil, e ninguém esperava o retorno do Mégane, porém, com muitas novidades e a que mais chama a atenção é o acréscimo de um motor elétrico. Isso mesmo. O novo Mégane já está à venda na Europa e chegará no segundo semestre de 2022 ou início de 2023 com motor 100% elétrico.
Apresentado no Salão Automóvel de Munique 2021 (Alemanha), a nova geração de modelos de gama média é a primeira da Renault a ser construída na arquitetura modular CMF-EV. A base é fruto de uma aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e surge com o conceito Mégane eVision 2022.
O Renault Mégane foi uma linha de modelos de médio porte de relativa importância no mercado brasileiro nos anos 2000. Introduzida em 1998, a primeira geração sobreviveu como hatchback (até 2003) e sedã (até 2005), sempre da Argentina. Em segundo lugar, a partir de 2006, passou a produzir carrocerias sedãs (até 2010) e station wagons (até 2011) no Brasil.
O Mégane retornará ao mercado brasileiro no final de 2022 ou início de 2023 na recém-lançada configuração E-Tech Electric. Ele deve chegar como um crossover com características de SUV ou até mesmo de cupê, ser 100% elétrico e estrear em forma de produção no Salão de Munique, em setembro passado.
A marca francesa ainda não confirmou, mas tudo indica que o Mégane E-Tech será o sucessor da quarta geração do modelo, que está na Europa desde 2016 mas nunca chegou ao Brasil. Com isso, o modelo fará uma transição rápida e clara para um futuro totalmente elétrico.
O modelo chegou ao Brasil na versão RN com motor 1.6 8V com 90 cv e um RT 2.0 8V com 115 cv. O sedã também está disponível na versão RXE, com o mesmo motor 2.0 8V. O primeiro restyle veio em 2001, e a primeira geração do Mégane tornou-se mais equipada e mais segura. No mesmo ano, o motor 1.6 8V foi substituído por outro 16V com 110 cv. No final do seu ciclo de vida, o hatch Mégane também foi vendido na versão RXE, muito pouco visto nas ruas brasileiras.
O sedã foi descontinuado em 2005. No ano seguinte, a Renault iniciou a produção do modelo de segunda geração em sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
Seu substituto direto é o Fluence, produzido novamente na Argentina em 2012. A produção do modelo foi descontinuada no final de 2017 devido a vendas fracas e o modelo desapareceu das concessionárias até meados de 2018.
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