SUVs estão ficando muito largos e acabam atrapalhando na hora de estacionar na Europa!

A crescente popularidade dos SUVs está levando a um aumento no tamanho desses veículos em todo o mundo. Embora isso possa não ser uma surpresa nos Estados Unidos, onde o tamanho grande é muitas vezes valorizado, em outros lugares, o aumento no tamanho dos SUVs está causando problemas.

Na Europa, onde as cidades são densamente povoadas e as ruas são estreitas, o aumento no tamanho dos SUVs está causando atritos e problemas. Um estudo recente mostrou que os novos veículos de passageiros na Europa aumentam em largura em média 1 cm a cada dois anos, o que está invadindo o espaço de outros usuários da estrada.

Especialistas alertam para riscos de congestionamento e perigo nas ruas sem regulamentação da União Europeia

Os especialistas alertam que, sem intervenção regulamentar da União Europeia, essa tendência pode levar a condições cada vez mais congestionadas e perigosas para pedestres e ciclistas.

Especialistas alertam para riscos de congestionamento e perigo nas ruas sem regulamentação da União Europeia
Fonte/Reprodução: original.

Atualmente, a largura máxima permitida para todos os veículos na União Europeia é de 255 cm. Essa lei foi promulgada nos anos 90 para limitar o tamanho de ônibus e caminhões, mas agora os fabricantes de automóveis estão explorando a brecha para produzir SUVs e picapes que são muito grandes para as estradas europeias e não cabem nos espaços de estacionamento padrão.

De acordo com um novo estudo da Transport & Environment (T&E), a largura média dos automóveis novos na UE já ultrapassou os 180 cm, com um crescimento médio anual de 0,5 cm desde 2001. Isso pode não parecer muito, mas, a menos que haja reforma, um grupo de grandes SUVs e picapes de luxo se tornará tão vasto quanto os caminhões e os ônibus.

O desafio do estacionamento em ruas estreitas na Europa

As ruas estreitas e o estacionamento público são um desafio na Europa. Muitos lugares de estacionamento foram projetados para veículos que medem até 180 cm de largura, o que significa que aproximadamente metade dos carros novos no mercado hoje não cabem confortavelmente nesses lugares.

SUVs
Fonte/Reprodução: original.

A maioria dos SUVs grandes atualmente à venda têm mais de 2.000 mm de largura, o que significa que eles não são compatíveis com muitas estradas em cidades europeias como Paris, Londres e Berlim.

O relatório da T&E sugere que os legisladores devem rever o tamanho máximo dos veículos de passageiros e VCL para proteger o espaço público de “maiores invasões”. O tamanho do veículo, e especialmente a altura, também é crucial para a segurança rodoviária. Um estudo realizado pelo Instituto Vias, na Bélgica, entre 2017 e 2021, mostrou que elevar o capô de um veículo em 10 cm aumenta o risco de fatalidade em colisões com pedestres e ciclistas em 30%.

Europa discute medidas para desencorajar uso de veículos pesados nas cidades

O Parlamento Europeu e o Conselho deverão abordar essa questão no início de 2024. A França já implementou um programa para desencorajar a utilização de veículos mais pesados, e as cidades de Paris e Lyon estão considerando impor taxas de estacionamento mais elevadas para veículos maiores e mais pesados nos próximos meses.

Em resumo, o aumento no tamanho dos SUVs está causando problemas em muitas partes do mundo, especialmente na Europa. Os legisladores devem agir para proteger o espaço público e a segurança rodoviária, reavaliando o tamanho máximo dos veículos de passageiros e VCL.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias BMW R 1300 GS 2024 tem pré-venda a partir de R$ 99.900 pelo Mercado Livre

A nova BMW GS 1300 já está confirmada para chegar ao Brasil, com produção em…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mercedes do John Lennon está à venda por mais de R$ 12 milhões

Uma verdadeira joia automobilística está disponível no mercado: trata-se de uma Mercedes-Benz 600 Pullman, fabricada…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Ford Mustang GT 2025 deve vir ao Brasil!

A Ford acaba de anunciar a tão esperada chegada da nova geração do icônico Mustang…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mercedes admite, pela primeira vez, que não alcançará meta de elétricos

“Por favor, levante a mão se você previu isso.” Assim começa o texto da versão…

Fernando Calmon
Notícias Os 5 SUVs mais econômicos com motor flex!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a atualização final de 2023…

Vinícius Lima
Deixe seu comentário