Agora Motor logomarca

Toyota Corolla Cross na mira do Ministério da Justiça? Veja e entenda o porquê!

2 minutos de leitura

A montadora Toyota deve esclarecer possíveis padrões de baixa qualidade para peças e suposta camuflagem de escape na linha Corolla Cross 2023. A notificação é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o procurador-geral Anderson Torres, a montadora pode enfrentar sanções administrativas se provar que suas ações foram maliciosas. “Estamos preocupados com as violações da transparência na relação entre empresas e consumidores”, disse.

De acordo com reclamações de consumidores em publicações na internet e em redes sociais, a qualidade das autopeças vendidas no Brasil é inferior à da mesma linha oferecida pela montadora em outros países.

Com este comunicado, a Senacon busca esclarecer a motivação para as diferenças de qualidade, desempenho e estética entre veículos vendidos no Brasil e veículos da mesma marca e modelo vendidos em países europeus e norte-americanos. O objetivo foi verificar se o consumidor brasileiro foi prejudicado pela compra de produtos inferiores, mas essa diferenciação não afetou o preço final dos veículos ofertados no país.

Há também relatos de que os modelos 2023 da linha tiveram as ponteiras de escape pintadas em preto fosco, deixando as concessionárias apenas na parte visível na traseira do veículo. O objetivo do ajuste era garantir que a obra não comprometesse a harmonia visual do projeto. De acordo com os consumidores que adquiriram o Corolla Cross, a tinta utilizada é de má qualidade e vai descascar rapidamente.

A Senacon também tem como objetivo verificar se os consumidores têm um entendimento correto sobre a qualidade da tinta spot aplicada nos escapamentos dos veículos e os passos que as montadoras realizam para ajustar as peças.

A Toyota tem dez dias para apresentar esclarecimentos à Senacon.

Toyota e Senacon: Entenda o porquê da investigação

O objetivo da Senacon é “entender “as supostas diferenças de qualidade, desempenho e estética dos veículos vendidos no Brasil em relação às mesmas marcas e modelos vendidos em países europeus e norte-americanos”. Nas regiões citadas, os SUVs da Toyota são vendidos em configurações semelhantes, com escapamentos pintados em preto fosco.

O fato de a Toyota pintar apenas a ponteira do escapamento é outro problema. De acordo com as autoridades, o dono do modelo também estava insatisfeito com a qualidade da tinta utilizada, alegando que ela iria descascar em pouco tempo. Atualmente, o preço de revendedor deste SUV japonês não será inferior a R$ 158.780.

Toyota Cross Hybrid branco
Imagem retirada do site: Motor1.

Acompanhe e veja todas as novidades e atualizações do mundo dos motores. Acesse o Agora Motor e veja mais.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *