Conheça detalhes da TE-1, a primeira moto elétrica da Triumph

A primeira moto elétrica da Triumph, a TE-1, mostrou em seus testes números que representam um ótimo desempenho.

A Triumph é uma marca britânica de muito prestígio, que possui motos de alta qualidade rodando por todo o mundo. Nesta terça-feira dia 12 foi anunciado a conclusão da quarta fase do seu projeto de desenvolvimento da TE-1.

A TE-1 é a primeira elétrica da motadora, a motocicleta conseguiu atingir uma autonomia de 161 km, dispondo assim de um valor superiora modelos equivalentes de outras marcas, a moto também fez um número impressionante no 0-100, batendo incríveis 3,6 segundos.

Foto de um piloto pilotando a TE-1 elétrica da triumph
Foto: Divulgação.

A moto possui uma impressionante potência de 177 cv de potência e 11,11 kgf.m de torque, que proporciona uma relação de peso/potência bem acima da média, levando em consideração a moto pesar apenas 220 kg, no caso ¼ do peso de outros modelos similares. A moto também possui uma bateria que demonstrou um carregamento excepcionalmente veloz, atingindo 80% de carga em apenas 20 minutos.

O projeto foi executado por 4 empresas que citaremos a seguir, o projeto também foi constituído por quatro fases. Confira!

A empresa Triumph disponibilizou para a TE-1 as seguintes peças: Chassi, quadro, subquadro traseiro, cockpit, painéis, rodas, sistema de transmissão final, sistema eletrônico, garfos de cartucho USD Öhlins, suspensão traseira exclusiva Öhlins, pinças monobloco Brembo M50 e o Software de controle de motocicleta Triumph.

Ja a Williams Advanced Engineering entrou com os seguintes itens: Conjunto de bateria WAE, conjunto de células dedicado a um centro de gravidade ideal, unidade de controle, conversor cc/cc, resfriamento integrado, porta de carregamento e tampas em carbono.

O grupo Motorpropulsor integrado ajudou com o inversor integrado escalável e moto combinado com tecnologia de comutação de carbeto de silício e refrigeração integrada

A VMG, University of Wariwck fez as simulações finais de pré-eletrificação, para que o projeto esteja de acordo com o alinhamento estipulado pela empresa no quesito de desempenho e durabilidade pretendido.

A Triumph TE-1 foi definida pela montadora como uma Speed Triple por sua ergonomia, geometria e ótima distribuição de peso, porém com a sua escala e impacto estético de uma Street Triple 1200 RS.

A moto vai inovar o segmento além de trazer novas perspectivas para a empresa Triumph. O piloto Brandon Paasch piloto campeão da Daytona 200 que participou da fase final de testes afirmou o seguinte “A resposta do acelerador no TE-1 é meio incrível, é muito forte e quando você toca o acelerador ela primeira vez é potência instantânea, que é obviamente o que eu amo como um motociclista”.

Foto do piloto entrevistado e da moto TE-1 de fundo
Foto: Divulgação.

A Triumph coloca a moto como apenas um modelo de “exercício de engenharia”, já que não conta com futuras previsões de modelos elétricos. No caso não poderemos contar com motos Triumph elétricas em uma produção em série. Entretanto o Steve Sargent Diretor de produtos da marca Triumph reconheceu que o “exercício de engenharia” trouxe uma experiência melhor do que o imaginado para a empresa.

O presidente Steve Sargent ainda disse que o protótipo recebeu um feedback incrível de muitos motociclistas do mundo todo. Com certeza estes comentários deixam para a empresa britânica um grande vislumbre de todas as possibilidades de incluir as elétrica em seu portfólio.

Para acessar muitos outros conteúdos como este, entre no nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que ocorre dentro do mundo automobilístico!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias 5 dicas para comprar a sua primeira moto (nova ou usada)

Bom, para você fazer um bom negócio e conseguir sair satisfeito com sua nova aquisição,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Ford Mustang ganha edição comemorativa de 60 anos

A Ford apresentou a edição de aniversário de 60 anos do icônico Mustang, que completou…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM revela novo Haval H6 2025 reestilizado e mais tecnológico, vem pro Brasil?

A fabricante chinesa Great Wall revelou a mais recente atualização do seu modelo Haval H6,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mercedes-Benz desiste de utilizar extensores de alcance em seus carros elétricos

A Mercedes-Benz, assim como a BMW, já foi uma das empresas que acreditou que os…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Jeep Compass 2025 de entrada e diesel chegam apenas em julho

A Jeep acaba de lançar a linha 2025 do Compass, trazendo uma série de atualizações…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário