Volkswagen Passat em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos
Mais de 45 anos de produção, 8 gerações, sedans, station wagons e até carrocerias hatchback, o Volkswagen Passat tem todas as qualidades para ser consistente por muito tempo.
No mercado brasileiro, o Volkswagen Passat estreou em 1974 exatamente um ano após o lançamento do modelo europeu. Aqui, está disponível apenas na versão fastback de duas portas – introduzida pela primeira vez – e na versão de quatro portas lançada em 1977.
As opções de motor são 1,5 litro, 78 cv a gasolina e 11,5 kgfm de torque. Depois veio um 1,6 litro com 96 cavalos de potência e 13,2 kgfm de torque. A carroceria fastback de quatro portas é uma das mais fabricadas no Brasil e, surpreendentemente, a menos comum e menos lembrada.
No mesmo ano – 1974 – o Volkswagen Passat entrou no mercado norte-americano, conhecido como Dasher, e foi vendido com carroceria liftback de 2 ou 4 portas. A perua também está à venda nos Estados Unidos, todas com um motor de 1,5 litro de 75 cavalos de potência.
Guia do Conteúdo
Versões
Volkswagen Passat: a história das suas 8 gerações.
- Passat B1 – 1973 a 1981.
- Passat B2 – 1981 a 1988.
- Passat B3 – 1988 a 1993.
- Passat B4 – 1993 a 1996.
- Passat B5 – 1997 a 2005.
- Passat B6 – 2005 a 2010.
- Passat B7 – Facelift de 2010.
- Oitava geração B8 – 2014.
Volkswagen Passat no Brasil
Em 1974, apenas um ano após a comercialização do Volkswagen Passat no exterior, tivemos nosso primeiro Passat. Inicialmente, o carro era oferecido em três versões: base, L (luxo) e LS (super luxo), todas com motor 1,5 litro de 3 portas e 65 cv.
Características proeminentes de sua época incluem:
- Sistema de refrigeração a água
- tração dianteira
- Estrutura monobloco
Este sistema evita que o eixo seja completamente desacionado pelo sistema em caso de problema com as linhas de freio.
Anos 70
No final do mesmo ano, a versão de 4 portas da Volkswagen foi lançada como modelo de 1975, aumentando a escolha do consumidor, mas assim como o K70, a versão de 4 portas não foi amplamente aceita e atualmente é um modelo raro. Pode ser encontrado na rua.
Pela primeira vez, a Volkswagen ganhou o título de Carro do Ano do Automobilismo, apesar da baixa adesão do consumidor aos carros de quatro portas.
O ano de 1976 marcou a história do Passat com a introdução da versão Volkswagen Passat TS (Touring Sport). Esta versão tem um motor 1.6L e carburador de corpo duplo Solex capaz de entregar 80 cavalos de potência.
Na parte externa, há 4 (quatro) faróis redondos e uma faixa preta que percorre toda a lateral do veículo, dando um toque de esportividade ao Passat TS.
Por dentro, o volante esportivo foi o destaque além do console, fornecendo informações por meio de seus medidores que não eram comuns na época, como: voltímetro, relógio, tacômetro e medidor de pressão de óleo. O sucesso era o sonho de consumo dos jovens da época. Tornou-se um carro esportivo para as massas, apressando o fim do SP-2 posterior.
Fim do modelo
Desde seu último facelift em 2019, a perua vendeu duas vezes mais vendas na Europa do que o sedã. No entanto, isso não significa que tenha uma venda tão expressiva.
O segmento Volkswagen Passat também inclui o Renault Talisman, que será descontinuado em 2022, e o Ford Mondeo, que será descontinuado em março. Ambos são vítimas do crescimento das vendas de SUVs, que também prejudica as peruas. A Mercedes-Benz decidiu que sua perua não estará mais disponível com uma nova geração.
O Volkswagen Passat tornou-se carro de frota. O público tradicional de sedãs migrou para o Arteon, um substituto para o antigo Passat CC com estilo mais moderno de cupê de quatro portas, embora com espaço e gama de motores comparáveis, e um preço mais alto.
Em países como Reino Unido e Alemanha, o modelo nem aparece mais como opção no site da marca. Apenas a carroceria Variant permanece em produção a partir de agora, mantém clientes fiéis e vende quase o dobro do sedã. Os órfãos que desejam ficar no carro de três lugares do Volks podem optar pelo Arteon, um modelo de design mais ousado e dinâmico.
O fim do Volkswagen Passat já era esperado, refletindo os maus momentos vividos pelo segmento europeu. Os SUVs tiveram um forte desempenho na categoria e estão atraindo cada vez mais compradores. Os sedãs do mesmo tamanho foram modificados para enfrentar a nova realidade, ou serão substituídos. Por exemplo, o Citroen C5 conseguiu se encaixar por ser um crossover, mas o Renault Talisman será descontinuado para dar lugar a um SUV inédito.
Novo sucessor?
A SAIC Volkswagen lançou oficialmente a nova família Passat. O modelo chega ao mercado chinês em 13 configurações, com preços que variam de 179.900 ienes (145.000 reais) a 238.900 ienes (192.000 reais).
Como um modelo de facelift de médio prazo, o novo carro tem muitas mudanças na aparência, que é mais moderna e esportiva do que o modelo atual. O modelo tem motor 280 TSI (4 cilindros 2.0 turbo 0, 330 TSI, 380 TSI e versões até 430 PHEV (híbrido plug-in).
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Ele está equipado com o sistema de conexão inteligente do veículo MOS, que pode suportar operações inteligentes como controle de voz, navegação inteligente, transmissão de música online, estacionamento inteligente e pagamento ilegal, e possui inteligência total do Travel Assist. Sistemas de assistência à condução, incluindo ACC Advanced Auto Adapt para funções como controle de cruzeiro.
O novo carro continuará a oferecer uma versão a gasolina e uma versão híbrida plug-in. A versão de combustível inclui: 1.4T (280 TSI), 2.0T de baixa potência (330 TSI) e 2.0T de alta potência (380 TSI) três sistemas de potência, a potência máxima é 110/137/162 kW, e o pico de torque é 250/320/350 Nm, combinado com uma caixa de dupla embreagem de 7 velocidades.
Paralelamente, foi lançado um modelo híbrido plug-in, equipado com um sistema híbrido plug-in composto por um motor 1.4T e um motor elétrico, com uma potência total do sistema de 155kW.
Ficha Técnica
Ficha Técnica do Volkswagen Passat Highline 2.0 TSI DSG 2019
Motorização | 2.0 |
Combustível | Gasolina |
Potência (cv) | 220 |
Torque (kgf.m) | 35,7 |
Velocidade Máxima (km/h) | 246 |
Tempo 0-100 (s) | 6,7 |
Consumo cidade (km/l) | 10,4 |
Consumo estrada (km/l) | 12,9 |
Câmbio | dupla embreagem man.sequ.com modo auto de 6 marchas |
Tração | dianteira |
Direção | elétrica |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Suspensão traseira | Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Freios | Quatro freios a disco com dois discos ventilados. |
Altura (mm) | 1.475 |
Largura (mm) | 1.832 |
Comprimento (mm) | 4.767 |
Peso (Kg) | 1.499 |
Tanque (L) | 66 |
Entre-eixos (mm) | 2.791 |
Porta-Malas (L) | 586 |
Ocupantes | 5 |
Preço do Volkswagen Passat
O preço do Passat TB 2.0 FSI/TSI 211cv Tiptronic 4p é de R$ 92.596,00, sendo uma sugestão de usado, que vai mudar conforme a versão e o ano do carro.
Veja detalhes do modelo acessando o link abaixo.
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Perguntas Frequentes
Qual é o Preço do Volkswagen Passat?
O preço do Passat TB 2.0 FSI/TSI 211cv Tiptronic 4p é de R$ 92.596,00.
Quando o Volkswagen Passat foi lançado no mercado brasileiro?
O Volkswagen Passat foi lançado no mercado brasileiro em 1974, exatamente um ano após o lançamento do modelo europeu.
Qual foi a versão mais esportiva do Volkswagen Passat?
A versão mais esportiva do Volkswagen Passat foi a versão Volkswagen Passat TS (Touring Sport), lançada em 1976. Esta versão tem um motor 1.6L e carburador de corpo duplo Solex capaz de entregar 80 cavalos de potência.
Quantas gerações do Volkswagen Passat foram produzidas?
Foram produzidas oito gerações do Volkswagen Passat.