Agora Motor logomarca

Radares em motos e scooters em 2023? A Voltz tem iniciativa e quer colocar em prática o plano

2 minutos de leitura

A Voltz marca de montadora de veículos elétricos e tem foco em motocicletas com motores 100% elétricos, quer seguir exemplo de montadoras consideradas premium e instalar em seus modelos sistema de radares.

Seguindo marcas como: BMW, Ducati e Triumph, a marca quer colocar em todos seus modelos um sistema de detecção de velocidade. Acompanhe e veja como irá funcionar o sistema.

Com sede em Recife, a marca vem conquistando mercado a cada dia e recentemente ganhou o prêmio de melhor motocicleta elétrica do ano de 2021 na categoria. Porém, a marca quer inovar mais e mais. Assim, a marca diz que quer implementar este novo sistema de radar de ponto cego e monitoramento da via até 2023 em toda sua gama de produtos.

Guia do Conteúdo

Voltz e sistema de radar

O Voltz vem em dois modelos, o street EVS e a scooter EV1 Sport. Recentemente, a marca pernambucana lançou o triciclo elétrico Miles para entregas urbanas sem emissão de CO2.

Voltz quer instalar um pacote de sistema chamado ADAS (Advanced Driver Assistance System), geralmente mencionado em modelos com controle de cruzeiro adaptativo, alertas de pista, alertas de colisão e ponto cego.

Os dois últimos são de interesse de Voltz. Utilizando radar e câmeras, a marca queria um pacote de assistência ao piloto para evitar acidentes.

David Stanete, CTO da Voltz, explicou: “Enquanto nos carros, o futuro aponta para um motorista cada vez mais isolado do mundo exterior, e com diversas tecnologias de direção autônoma, os motociclistas nunca poderão apagar as chamas”.

O executivo romeno comentou que a tecnologia deve “monitorar” o tráfego em torno de motocicletas. Stanete comentou: “No trânsito louco como São Paulo, por exemplo, muitos acidentes podem ser evitados por esses sistemas”.

O Voltz usará três radares, um dianteiro e dois traseiros, para cobrir áreas fora do campo de visão do piloto. Por exemplo, a Triumph Tiger 1200 usa apenas uma extremidade traseira em uma lanterna micro LED.

Inicialmente, o kit Voltz ADAS só alertará o motorista sobre a aproximação do veículo, mas a ideia é que no futuro o sistema possa fazer mais pelo motociclista. Stanete falou sobre os sistemas ativos de aceleração e frenagem, que vão melhorar ainda mais a segurança dos veículos de duas rodas.

Voltz EV1
Imagem retirada do site: Motor1.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos motores? Acesse o Agora Motor e veja mais!

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *