Agora Motor logomarca

VW CrossFox em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos

7 minutos de leitura

Em outubro de 2003, durante o lançamento do Fox de duas portas, o CrossFox ainda estreou como carro-conceito. Destacou-se no Salão do Automóvel de São Paulo 2004 e foi lançado oficialmente em 2005.

O objetivo da Volkswagen ao lançar o CrossFox era inovar e oferecer algo completamente diferente do que tínhamos no mercado brasileiro. Isso teve tanto destaque que a marca chegou a dizer que estava abrindo um novo segmento chamado SUC (Sport Utility Compact).

Sua aparência se dá principalmente através do bullseye integrado ao para-choque, faróis de milha, pedais e frisos laterais, estepe no bagageiro e tampa traseira e rodas de liga leve (15 polegadas com pneus 205/60 R15).

O CrossFox é muito parecido com o Fox, mas as maçanetas, o botão do freio de mão e a alavanca de câmbio são todos pintados em Satim Silver. Os bancos estão disponíveis em dois novos acabamentos (jacquard preto, de série e couro Softline preto, opcional).

O interior do CrossFox traz algumas das vantagens da Fox, com 17 compartimentos de armazenamento (produzindo um volume de 32 litros), uma gaveta sob o banco do motorista e um banco traseiro com ajuste longitudinal. Aliás, este ajuste adiciona 15 centímetros às pernas dos ocupantes traseiros.

Versões

O modelo possui várias versões e abaixo mostraremos quais são elas.

  • Volkswagen CrossFox 1.6
  • Volkswagen CrossFox 1.6 I-Motion
  • Volkswagen CrossFox Urban White
  • Volkswagen CrossFox 1.6 MSI

Detalhes

O CrossFox possui ajustes específicos do modelo na suspensão, direção e freios. Isso inclui alterações em vários itens, como molas, amortecedores, barras estabilizadoras, cabos de freio de estacionamento, módulos ABS, console do motor e transmissão, eixo traseiro e muito mais.

Além disso, a traseira da carroceria do CrossFox foi reforçada graças a um suporte de montagem e uma roda sobressalente. A mecânica quando o CrossFox foi lançado incluía um motor 1.6 8V Total Flex, até 103 cavalos de potência e uma transmissão manual de cinco marchas.

Quando foi lançado em 2005, CrossFox estava disponível em Solid Crystal White, Tornado Red, Ninja Black e Imola Yellow. Além disso, está disponível nas opções Reflective Silver, City Grey, Autobahn Verde (Metallic) e Magic Black (Pearl).

O adesivo com o nome da marca CrossFox do modelo alterna entre cinza claro (Vermelho Tornado, Preto Ninja, Cinza Urbano, Verde Estrada e Preto Mágico) e cinza escuro (Branco Cristal, Amarelo Imola e Prata Refletivo).

Traseira do CrossFox 2022 branco
O modelo possui várias versões. Foto: reprodução.

Visual

A diferença entre o CrossFox e a versão hatch do Fox é sua suspensão e construção mais altas, projetadas para suportar terrenos irregulares. Além disso, o Crossfox possui spoiler traseiro, retrovisores externos cromados, faróis de neblina remotos, grade frontal com acabamento cromado e lanternas traseiras escurecidas.

Frente do CrossFox 2022 laranja
O visual do modelo é bastante chamativo. Foto: reprodução.

Motor

O motor usado pelo CrossFox sempre foi um 1,6 litro, mas a potência e o torque variam com o tempo.

Originalmente, o motor 1.6 Total Flex oferecia 101/103 cv e 14,3/14,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Essa configuração é suficiente para levar o modelo de aventura a 177 km/h, com tempo de aceleração de 10,8 segundos de 0 a 100 km/h.

Com o tempo, a Volkswagen atualizou o motor 1.6, passando a entregar 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm de torque mesmo com o câmbio manual de cinco marchas. O desempenho, no entanto, é um pouco menor: 0-100 km/h em 11 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.

Com transmissão automática I-Motion de cinco marchas, o CrossFox atinge 100 km/h em 11,7 segundos e atinge velocidade máxima de 173 km/h.

Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o modelo atinge consumo médio de 7,8 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina) na cidade e 10,9 km/le 16 km/l, respectivamente, na estrada.

Os números da versão automatizada do I-Motion da CrossFox são mais modestos: 6,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade, e 7,3 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina) na estrada na cidade.

Traseira da primeira geração do CrossFox
O motor usado pelo modelos sempre foi 1.6 litros. Foto: reprodução.

O novo CrossFox?

A Volkswagen lançou o SUV Taigun no Salão Automóvel de Nova Deli (Índia). Embora oficialmente um carro conceito, é quase um carro de produção e deve chegar ao mercado indiano em 2021.

O modelo revive o título do estudo apresentado no Salão de São Paulo em 2012. Mas a “nova” pistola era completamente diferente. Substituindo a plataforma Up!, o SUV desenvolvido na Índia usará uma versão simplificada do MQB A0 básico para o T-Cross e o futuro SUV-coupé Nivus.

Visualmente, a semelhança com o T-Cross é muito óbvia. As coincidências não param por aí. Ao contrário da imaginação, as dimensões externas da metralhadora de bancada são as mesmas do SUV compacto brasileiro: 4,20 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Sob o capô, o carro indiano ainda terá um motor 1.0 TSI.

Na América do Sul, o Taigun (também conhecido como projeto A0 CUV) servirá de base para um SUV compacto de nível básico, posicionado abaixo do T-Cross.

Frente do antigo CrossFox
O modelo possui uma ampla paleta de cores. Foto: reprodução.

Ficha Técnica

Motorização1.6
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)120110
Torque (kgf.m)16,815,8
Velocidade Máxima (km/h)180177
Tempo 0-100 (s)10,2N/D
Consumo cidade (km/l)7,711
Consumo estrada (km/l)9,213
Câmbiomanual de 6 marchas
Traçãodianteira
Direçãoelétrica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
FreiosDois freios a disco com dois discos ventilados.
Altura (mm)1.600
Largura (mm)1.663
Comprimento (mm)4.053
Peso (Kg)1.156
Tanque (L)50
Entre-eixos (mm)2.469
Porta-Malas (L)270
Ocupantes5

Preço do VW CrossFox em 2022

O preço do VW CrossFox em 2022 é de R$ 68.988,00 em Maio de 2022, a variar conforme ano e versão.

Acesse o link abaixo e veja detalhes do modelo.

No Agora Motor você vai encontrar todos os detalhes, lançamentos e todos os detalhes de tudo que acontece no mundo dos motores no Brasil e do mundo. Não perca nada, acesse agora mesmo.

Perguntas Frequentes

Preço do VW CrossFox em 2022

O preço do VW CrossFox em 2022 é de R$68.988,00 em Maio de 2022.

Quais as cores do CrossFox?

Quando foi lançado em 2005, Crossfox estava disponível em Solid Crystal White, Tornado Red, Ninja Black e Imola Yellow. Além disso, está disponível nas opções Reflective Silver, City Grey, Autobahn Verde (Metallic) e Magic Black (Pearl).

Qual o consumo do CrossFox?

O modelo atinge consumo médio de 7,8 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina) na cidade e 10,9 km/le 16 km/l, respectivamente, na estrada. Os números da versão automatizada do I-Motion do CrossFox são mais modestos: 6,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade, e 7,3 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina) na estrada na cidade.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *