Em outubro de 2003, durante o lançamento do Fox de duas portas, o CrossFox ainda estreou como carro-conceito. Destacou-se no Salão do Automóvel de São Paulo 2004 e foi lançado oficialmente em 2005.
O objetivo da Volkswagen ao lançar o CrossFox era inovar e oferecer algo completamente diferente do que tínhamos no mercado brasileiro. Isso teve tanto destaque que a marca chegou a dizer que estava abrindo um novo segmento chamado SUC (Sport Utility Compact).
Sua aparência se dá principalmente através do bullseye integrado ao para-choque, faróis de milha, pedais e frisos laterais, estepe no bagageiro e tampa traseira e rodas de liga leve (15 polegadas com pneus 205/60 R15).
O CrossFox é muito parecido com o Fox, mas as maçanetas, o botão do freio de mão e a alavanca de câmbio são todos pintados em Satim Silver. Os bancos estão disponíveis em dois novos acabamentos (jacquard preto, de série e couro Softline preto, opcional).
O interior do CrossFox traz algumas das vantagens da Fox, com 17 compartimentos de armazenamento (produzindo um volume de 32 litros), uma gaveta sob o banco do motorista e um banco traseiro com ajuste longitudinal. Aliás, este ajuste adiciona 15 centímetros às pernas dos ocupantes traseiros.
Versões
O modelo possui várias versões e abaixo mostraremos quais são elas.
- Volkswagen CrossFox 1.6
- Volkswagen CrossFox 1.6 I-Motion
- Volkswagen CrossFox Urban White
- Volkswagen CrossFox 1.6 MSI
Detalhes
O CrossFox possui ajustes específicos do modelo na suspensão, direção e freios. Isso inclui alterações em vários itens, como molas, amortecedores, barras estabilizadoras, cabos de freio de estacionamento, módulos ABS, console do motor e transmissão, eixo traseiro e muito mais.
Além disso, a traseira da carroceria do CrossFox foi reforçada graças a um suporte de montagem e uma roda sobressalente. A mecânica quando o CrossFox foi lançado incluía um motor 1.6 8V Total Flex, até 103 cavalos de potência e uma transmissão manual de cinco marchas.
Quando foi lançado em 2005, CrossFox estava disponível em Solid Crystal White, Tornado Red, Ninja Black e Imola Yellow. Além disso, está disponível nas opções Reflective Silver, City Grey, Autobahn Verde (Metallic) e Magic Black (Pearl).
O adesivo com o nome da marca CrossFox do modelo alterna entre cinza claro (Vermelho Tornado, Preto Ninja, Cinza Urbano, Verde Estrada e Preto Mágico) e cinza escuro (Branco Cristal, Amarelo Imola e Prata Refletivo).
Visual
A diferença entre o CrossFox e a versão hatch do Fox é sua suspensão e construção mais altas, projetadas para suportar terrenos irregulares. Além disso, o Crossfox possui spoiler traseiro, retrovisores externos cromados, faróis de neblina remotos, grade frontal com acabamento cromado e lanternas traseiras escurecidas.
Motor
O motor usado pelo CrossFox sempre foi um 1,6 litro, mas a potência e o torque variam com o tempo.
Originalmente, o motor 1.6 Total Flex oferecia 101/103 cv e 14,3/14,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Essa configuração é suficiente para levar o modelo de aventura a 177 km/h, com tempo de aceleração de 10,8 segundos de 0 a 100 km/h.
Com o tempo, a Volkswagen atualizou o motor 1.6, passando a entregar 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm de torque mesmo com o câmbio manual de cinco marchas. O desempenho, no entanto, é um pouco menor: 0-100 km/h em 11 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.
Com transmissão automática I-Motion de cinco marchas, o CrossFox atinge 100 km/h em 11,7 segundos e atinge velocidade máxima de 173 km/h.
Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o modelo atinge consumo médio de 7,8 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina) na cidade e 10,9 km/le 16 km/l, respectivamente, na estrada.
Os números da versão automatizada do I-Motion da CrossFox são mais modestos: 6,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade, e 7,3 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina) na estrada na cidade.
O novo CrossFox?
A Volkswagen lançou o SUV Taigun no Salão Automóvel de Nova Deli (Índia). Embora oficialmente um carro conceito, é quase um carro de produção e deve chegar ao mercado indiano em 2021.
O modelo revive o título do estudo apresentado no Salão de São Paulo em 2012. Mas a “nova” pistola era completamente diferente. Substituindo a plataforma Up!, o SUV desenvolvido na Índia usará uma versão simplificada do MQB A0 básico para o T-Cross e o futuro SUV-coupé Nivus.
Visualmente, a semelhança com o T-Cross é muito óbvia. As coincidências não param por aí. Ao contrário da imaginação, as dimensões externas da metralhadora de bancada são as mesmas do SUV compacto brasileiro: 4,20 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Sob o capô, o carro indiano ainda terá um motor 1.0 TSI.
Na América do Sul, o Taigun (também conhecido como projeto A0 CUV) servirá de base para um SUV compacto de nível básico, posicionado abaixo do T-Cross.
Ficha Técnica
Motorização | 1.6 | |
Combustível | Álcool | Gasolina |
Potência (cv) | 120 | 110 |
Torque (kgf.m) | 16,8 | 15,8 |
Velocidade Máxima (km/h) | 180 | 177 |
Tempo 0-100 (s) | 10,2 | N/D |
Consumo cidade (km/l) | 7,7 | 11 |
Consumo estrada (km/l) | 9,2 | 13 |
Câmbio | manual de 6 marchas | |
Tração | dianteira | |
Direção | elétrica | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. | |
Freios | Dois freios a disco com dois discos ventilados. |
Altura (mm) | 1.600 |
Largura (mm) | 1.663 |
Comprimento (mm) | 4.053 |
Peso (Kg) | 1.156 |
Tanque (L) | 50 |
Entre-eixos (mm) | 2.469 |
Porta-Malas (L) | 270 |
Ocupantes | 5 |
Preço do VW CrossFox em 2022
O preço do VW CrossFox em 2022 é de R$ 68.988,00 em Maio de 2022, a variar conforme ano e versão.
Acesse o link abaixo e veja detalhes do modelo.
No Agora Motor você vai encontrar todos os detalhes, lançamentos e todos os detalhes de tudo que acontece no mundo dos motores no Brasil e do mundo. Não perca nada, acesse agora mesmo.
Perguntas Frequentes
Preço do VW CrossFox em 2022
O preço do VW CrossFox em 2022 é de R$68.988,00 em Maio de 2022.
Quais as cores do CrossFox?
Quando foi lançado em 2005, Crossfox estava disponível em Solid Crystal White, Tornado Red, Ninja Black e Imola Yellow. Além disso, está disponível nas opções Reflective Silver, City Grey, Autobahn Verde (Metallic) e Magic Black (Pearl).
Qual o consumo do CrossFox?
O modelo atinge consumo médio de 7,8 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina) na cidade e 10,9 km/le 16 km/l, respectivamente, na estrada. Os números da versão automatizada do I-Motion do CrossFox são mais modestos: 6,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade, e 7,3 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina) na estrada na cidade.