VW Spacefox em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos
O SpaceFox é a versão station wagon do Fox, construído pela Volkswagen. Foi lançada como a primeira van esportiva do Brasil devido à sua aparência esportiva como minivan. O carro tem o nome de Volkswagen Sulan no Chile, Uruguai e Argentina. No México, chama-se Volkswagen SportVan.
A Volkswagen só oferecia o carro em duas configurações. Como modelo de entrada, a versão Plus oferece itens de série, como ar-condicionado e direção hidráulica, além de diversos opcionais, como airbag duplo e freios ABS.
A SpaceFox concorre com o Citroën C3 Picasso, Peugeot 207 SW e Renault Sandero. Uma nova geração de vagões chegou em março de 2010 com um novo front-end para o Volkswagen Polo europeu, que estreou na Fox e CrossFox no final de 2009.
A partir de 2018, a Spacefox teve apenas uma versão: Trendline. As versões Comfortline, Highline e Adventure Suran Cross não estavam mais disponíveis após 2018.
Guia do Conteúdo
Versões
A SpaceFox era comercializada em 7 versões:
- 1.6
- 1.6 Trend
- 1.6 Trend I-Motion
- 1.6 Sportline
- 1.6 Sportline I-Motion
- SpaceCross 1.6
- SpaceCross 1.6 I-Motion.
Design
O SpaceFox apresenta elementos como volante ajustável em altura e profundidade, direção elétrica e um computador de bordo. Do lado de fora, destacam-se os faróis de neblina e os retrovisores com piscas integrados. Os para-choques seguem a cor do veículo, e o carro também possui bagageiro no teto.
Os itens tecnológicos incluem uma conexão Bluetooth que permite o pareamento com um smartphone, entradas USB e cartão SD, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle eletrônico de tração.
Motor
Mecanicamente, mantém o trem de força Fox, mas usa apenas o motor EA111 1.6 8V e já possui tecnologia Flex, entregando 101 cv de gasolina e 103 cv de etanol a 5.750 rpm. O torque é de 14,3 e 14,5 Nm a 3.250 rpm, respectivamente.
O câmbio é manual de cinco marchas e pesa 1.095kg, com aceleração de 0 a 100km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h, o que não é ruim. Com 12,3 km/l na estrada, seu tanque de combustível de 50 litros garante teoricamente 615 km, mas com gasolina.
Nos anos seguintes ao seu lançamento, o Volkswagen Spacefox ampliou sua gama para oferecer uma versão Sportline mais agressiva, além de uma série especial Route em 2009 voltada para o público jovem brasileiro.
A Volkswagen lançou uma versão atualizada do motor EA111, renomeado VHT. Com isso, a potência do etanol salta para 104 cavalos a 5.250 rpm, mas o principal ganho é o torque.
O 1.6 VHT agora tem 15,4 kgfm de gasolina e 15,6 kgfm de etanol, mas diferentemente das 3.250 rpm da versão anterior, o motor agora chega a apenas 2.500 rpm, o que certamente é uma melhora significativa no desempenho e na economia.
Numa época em que as transmissões automáticas ainda eram um luxo, a Volkswagen decidiu seguir o exemplo da Fiat com uma transmissão automática ASG, que na verdade é o mesmo sistema de gatilho usado pela marca italiana Dualogic.
Motor SpaceFox MSI e Revitalização
Em 2015, a VW fez grandes mudanças no estilo e na proposta do Spacefox e seus derivados. A perua adota uma aparência mais parecida com a do Golf, com faróis quadrados e projetores cromados, grade revisada e para-choque inspirados no hatch médio. As lanternas traseiras também apresentam um design mais sofisticado que imita os LEDs.
Na versão de aventura, as mudanças são mais profundas na frente. O para-choque tornou-se mais quadrado e apresenta os mesmos faróis de neblina contornados, juntamente com o nome Spacecross na grade.
Por dentro, o interior foi revisado com o mesmo volante do Golf, além de multimídia Discover Media com Google Android Auto, Apple Car Play, MirrorLink, navegador GPS, câmera de ré, hotspot Wi-Fi, Bluetooth e muito mais.
O padrão dos assentos também mudou, e as opções de cores estão disponíveis. Um teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e muito mais fazem parte do pacote.
Mas a Spacefox foi bem reforçada em termos de segurança, incluindo controle de tração e estabilidade, assistente de partida em subidas e trava eletrônica do diferencial, itens que já existem na picape Saveiro Cross. A maior diferença, no entanto, foi a introdução do motor EA211 pela primeira vez.
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O EA211 1.6 16V entrega 110 cv a gasolina e 120 cv a etanol a 5.750 rpm e 4.000 rpm a 15,8/16,8 kgfm, respectivamente. Apesar das rotações mais altas, o novo motor entrega mais gasolina ao vagão em relação às 2.500 rpm do EA111, mas apenas nas versões Highline e Space Cross.
Além disso, uma transmissão manual de seis marchas permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 191 km/h. Com etanol e gasolina, os consumos rodoviário e urbano foram de 10,7/12,1 km/le 7,5/8,5 km/l, respectivamente.
Fim do modelo
Após 12 anos no mercado, a montadora confirmou a descontinuação do SpaceFox e vendeu mais de 440 mil unidades. De acordo com o comunicado oficial, a paralisação da produção era para o primeiro trimestre de 2019.
Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, disse que os novos SUVs da marca para a América Latina, o T-Cross e o Tarek (conhecido como Tharu na China), são produtos globais, mas têm “DNA local”.
O T-Cross, que será lançado no mercado brasileiro no início do segundo trimestre de 2019, é o primeiro SUV da Volkswagen a ser produzido no Brasil. Por sua vez, a fábrica da General Pacheco na Argentina já estava se preparando para a chegada do Tarek, o primeiro SUV que a marca produzirá na Argentina.
Ficha Técnica Spacefox
Motorização | 1.6 | |
Combustível | Álcool | Gasolina |
Potência (cv) | 104 | 101 |
Torque (kgf.m) | 15,6 | 15,4 |
Velocidade Máxima (km/h) | 183 | 181 |
Tempo 0-100 (s) | 10,9 | N/D |
Consumo cidade (km/l) | 7,8 | 11,1 |
Consumo estrada (km/l) | 9,5 | 13,6 |
Câmbio | manual de 5 marchas | |
Tração | dianteira | |
Direção | elétrica | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. | |
Freios | N/D |
Altura (mm) | 1.585 |
Largura (mm) | 1.660 |
Comprimento (mm) | 4.204 |
Peso (Kg) | 1.139 |
Tanque (L) | 50 |
Entre-eixos (mm) | 2.467 |
Porta-Malas (L) | 440 |
Ocupantes | 5 |
Preço do VW SpaceFox
O preço do SpaceFox 1.6 Msi Comfortline 8v Flex 4p Manual é a partir R$ 37.396,00, a variar conforme ano e versão.
Veja todos os detalhes do modelo acessando o link abaixo.
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Perguntas Frequentes
Qual é o Preço do VW SpaceFox?
O preço do SpaceFox 1.6 Msi Comfortline 8v Flex 4p Manual é de R$ 37.396,00.
Qual o consumo e desempenho do SpaceFox?
Com aceleração de 0 a 100km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h, o que não é ruim. Com 12,3 km/l na estrada, seu tanque de combustível de 50 litros garante teoricamente 615 km, mas com gasolina.
Quais são alguns itens de série do SpaceFox?
O SpaceFox oferecia itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, retrovisores com piscas integrados, volante ajustável em altura e profundidade, direção elétrica, computador de bordo, conexão Bluetooth, entradas USB e cartão SD, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle eletrônico de tração, entre outros.
Qual é o desempenho do SpaceFox?
O SpaceFox possui uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h. O consumo na estrada é de aproximadamente 12,3 km/l, com um tanque de combustível de 50 litros.