Como dirigir carro automático? Dicas para facilitar a vida

Acompanhe as dicas no Agora Motor.

O que significam as letras que estão no câmbio?

P – Park: para estacionamento, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. R – Reverse:  a posição R é uma marcha “ré” N – Neutral: o popular ponto morto.

D – Drive: (marcha avante), a alavanca seletora é colocada na posição D durante a condução normal, e o carro pode mudar automaticamente entre 1 a 4 (ou 3). S e L – Sport e Low: para deslocamento mais esportivo, nem todos os veículos automáticos tem estas opções.

Como começar a dirigir um carro automático?

A alavanca do câmbio só pode ser movida para fora da posição P ou N com o pedal do freio pressionado, o que também é uma proteção contra o desligamento não intencional.

Se você tiver definido D ou R, tudo o que você precisa fazer é soltar o freio de mão, tirar o pé do freio e o carro começará a se mover lentamente.

Se você quiser acelerar rapidamente, você tem que empurrar o pedal do acelerador para o chão (kickdown). Isso fará com que a transmissão automática desloque uma ou até duas marchas para baixo e o carro acelere com força.

Câmbio Semi-Automático

Câmbio automatizado ou câmbio robotizado é um sistema que usa computadores e sensores para executar trocas de marchas, esse sistema foi projetado por montadoras de automóveis a fim de dar uma melhor experiência de dirigibilidade

As condições de um automóvel automático é verificar o nível de óleo do câmbio. Ele não deve ter alteração na cor (deve ter tons avermelhados), não pode apresentar qualquer tipo de resíduo e ainda não pode contar com cheiro de queimado.