P – Park: para estacionamento, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. R – Reverse: a posição R é uma marcha “ré” N – Neutral: o popular ponto morto.
D – Drive: (marcha avante), a alavanca seletora é colocada na posição D durante a condução normal, e o carro pode mudar automaticamente entre 1 a 4 (ou 3). S e L – Sport e Low: para deslocamento mais esportivo, nem todos os veículos automáticos tem estas opções.
A alavanca do câmbio só pode ser movida para fora da posição P ou N com o pedal do freio pressionado, o que também é uma proteção contra o desligamento não intencional.
Se você tiver definido D ou R, tudo o que você precisa fazer é soltar o freio de mão, tirar o pé do freio e o carro começará a se mover lentamente.
Se você quiser acelerar rapidamente, você tem que empurrar o pedal do acelerador para o chão (kickdown). Isso fará com que a transmissão automática desloque uma ou até duas marchas para baixo e o carro acelere com força.
Câmbio automatizado ou câmbio robotizado é um sistema que usa computadores e sensores para executar trocas de marchas, esse sistema foi projetado por montadoras de automóveis a fim de dar uma melhor experiência de dirigibilidade
As condições de um automóvel automático é verificar o nível de óleo do câmbio. Ele não deve ter alteração na cor (deve ter tons avermelhados), não pode apresentar qualquer tipo de resíduo e ainda não pode contar com cheiro de queimado.