Acompanhe tudo sobre neste Web Stories do Agora Motor!

Como saber o valor do IPVA 2023 só com a placa do carro? Descubra! 

Com o fim de 2022 chegando e a expectativa da chegada dos gastos recorrentes no início do próximo ano, muitos brasileiros já começam a se programar financeiramente.

O IPVA 2023 pode preocupar muitos motoristas e a expectativa é de que o imposto possa aumentar cerca de 10% no ano que vem, por conta da valorização dos carros usados. 

Para ajudar na previsibilidade do valor que será gasto, a Zapay, startup de pagamentos de débitos veiculadores, criou uma calculadora da estimativa do valor que precisa ser pago. 

O IPVA é um imposto pago anualmente por proprietários de veículos para o estado. Do total arrecadado, que 20% são destinados a Fundeb. O restante é dividido da seguinte maneira. 

Metade para o estado e a outra metade para o município de registro de veículo, podendo ser destinado a vários setores, como educação, segurança e infraestrutura.

E o custo do IPVA vai variar de acordo com o veículo, pois é feito com base na alíquota estadual sobre o valor de mercado do veículo definido pela Tabela Fipe ou pelo valor venal do veículo. 

Exemplo, enquanto em Pará é 4% do valor do veículo o IPVA, se o carro custa 83 mil na Fipe, o IPVA será de R$2075, mas o mesmo carro em SP, o IPVA é de R$3000. 

Confira muito mais sobre o IPVA 2023 de todos os estados! Basta arrastar para cima e conferir os nossos artigos.

Confira mais web stories no site do Agora Motor

Arrasta pra cima e conheça o nosso site!