Agora Motor logomarca

Com recarga ultra rápida, velocidade de 125cc e motor elétrico, a Yamaha anuncia a E01

2 minutos de leitura

A Yamaha está chegando forte no mercado de motocicletas com motores elétricos. Há pouco tempo ela anunciou a Neo’s, modelo que vem com motor elétrico e design clássico, o modelo pode estrear nos próximos meses aqui no Brasil. 

E seguindo os lançamentos, nesta última quinta-feira (17 de Março) lançou o modelo que é esperado desde 2019 quando foi apresentado no salão de Tóquio em projeto conceito. A E01 é anunciado como um motocicleta elétrica “que anda como uma motocicleta de 125cc”. 

A Yamaha revelou que o modelo tem um motor de 8,1 kW, o que equivale a cerca de 10,86 cavalos de potência. Ao contrário da Neo’s, que possui design de modelos de 50cc, a E01 possui bateria fixa, o que significa que é impossível substituir uma bateria carregada como as demais baterias elétricas.

Como será o carregamento?

Com a impossibilidade de trocar a bateria descarregada por uma cheia como será feito na Neo’s a Yamaha desenvolveu um sistema de carregamento ultra-rápido, onde a recarga de até 90% da bateria em até uma hora. O modelo ainda possui três métodos diferentes de recarga, onde o tempo pode variar conforme o escolhido. E segundo dados da empresa o modelo pode ter autonomia de até 104 km até necessitar de uma outra recarga.

Yamaha E01 em Recarga ultra rápida
Imagem retirada do site: MOOTO.

Inclusão do modelo

Em primeiro plano a marca quer incluir o modelo nas ruas em forma de uso compartilhado “real-world proof-of-concept (PoC)”, ou seja, a montadora fará parcerias com empresas, autoridades locais e agências antes de ser colocada à venda. 

Sob essa abordagem, o modelo aparecerá nas ruas da Europa, Indonésia, Malásia, Japão, Tavian e Tailândia. O mercado japonês planeja compartilhar 100 unidades. Lá, pode ser usado por 3 meses por 20.000 ienes por mês, ou cerca de 800 reais.

Para o Brasil a intenção da montadora é trazer até o fim do ano ou início de 2023. A marca estuda propostas de realizar planos por assinatura ou até mesmo facilitar a compra do modelo, como a Voltz vem fazendo com seus modelos. 

Esta nova proposta de motocicletas por assinatura agrada mais a empresa, visto que o segmento de veículos cresce a cada dia com os carros. Sendo assim, o modelo pode ser o primeiro “concorrente” direto com o modelo EVS da Voltz que possui produção nacional.

Quer ficar por dentro de tudo que passa no mundo dos motores? Acesse o Agora Motor seu portal de notícias e artigos.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *