Futuro do Brasil em relação à produção de automóveis é preocupante
Desde 2015 para cá, 14 fábricas fecharam, fecharão ou reduziram suas capacidades de produção de automóveis. O número é relevante e assustador: cada uma dessas fábricas empregava milhares de brasileiros.
A perspectiva não é boa. Com as fábricas que seguem abertas, o país tem uma capacidade produtiva de cerca de 4,5 milhões de automóveis ao ano. O problema é que o nosso consumo interno mal está chegando em 2 milhões ao ano.
Você com certeza se lembra da época de 2012. Economia crescente, parecia que finalmente o Brasil havia conseguido se tornar o país do futuro que a gente tanto aguardou. Economia a pleno vapor, tudo indo muito bem, muitos carros sendo vendidos.
Nessa época, o consumo médio de carros no país era de 3,8 milhões de carros por ano.
O governo, aproveitando para surfar nessa onda, criou o programa Inovar-Auto, que nada mais era do que subsídios e diminuição das tributações para as fábricas e montadoras que quisessem fixar raízes aqui nas terras tupiniquins.
Tudo ia bem, mas já em 2015 as coisas começaram a esfriar, a economia se enfraqueceu, vieram tempos difíceis e o consumo de carros anuais despencou.
Com isso, tantas fábricas assim não faziam mais tanto sentido.
Se recuperar dessa diferença entre a quantidade de carros produzidas e a quantidade de carros consumida no país não é fácil. Apesar de sermos grandes, ainda estamos muito longe de termos as proporções da China, onde qualquer tipo de incentivo do governo faz a economia girar em forte escala, visto que tem mais de 1 bilhão de habitantes.
Outro ponto em questão é que a nossa posição geográfica não nos favorece. Não estamos ao lado dos Estados Unidos e nem estamos próximos da Europa. Toda essa logística que envolve a exportação pode encarecer demais os custos para valer a pena seguir adiante.
Assim como nós, as fábricas não encontraram outra saída além de fechar as portas e ir se instalar em outros países com menos impostos e onde faça mais sentido a produção em larga escala.
Segue abaixo a lista das fábricas que fecharam ou reduziram a sua capacidade produtiva nos últimos anos.
Guia do Conteúdo
Fábricas que tiveram a produção de automóveis encerradas
- Audi São José dos Pinhais: 2019 (reaberta em 2022 com estrutura reduzida)
- Chery Jacareí: comprada pela Caoa em 2017 (trabalhando com estrutura reduzida)
- Ford São Bernardo do Campo: 2019
- Ford Camaçari: 2021
- Ford Taubaté: 2021
- Ford-Troller Horizonte: 2021
- Honda Sumaré: 2021 (operando com estrutura reduzida)
- HPE Itumbiara: 2015
- JAC Camaçari: fechada antes de ser construída, 2015
- Jaguar Land Rover Itatiaia: estrutura reduzida
- Mercedes-Benz Iracemápolis: será reaberta pela GWM
- Mercedes-Benz Juiz de Fora (estrutura reduzida para produção de carrocerias)
- Stellantis Campo Largo: estrutura reduzida produzindo motores E.torQ
- Toyota São Bernardo do Campo: 2023;
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