Kia Stonic 2022: Preço, Versões, Ficha Técnica e Fotos
A Kia anunciou uma nova posição de mercado onde trabalhará com Soluções de Sustentabilidade. A primeira novidade será o SUV híbrido leve Stonic 2022, um veículo do tamanho de um Fiat Pulse que será o SUV híbrido mais barato do mercado nacional.
O motor já é um antigo e familiar 1.0 turbo da família Kappa, utilizado pelos Hyundai Creta, HB20 e HB20S, produzindo 120 cv e 17,5 kgfm de torque quando equipado com câmbio automático e 17,5 kgfm quando equipado com câmbio manual 20,4 kgfm de torque pode ser produzido.
O sistema híbrido do Kia Stonic 2022, conhecido como sistema híbrido leve, entra em ação quando o veículo está em descidas para salvar o motor de combustão ou em subidas quando o trem de força precisa de mais potência.
Além disso, torna o consumo do motor mais eficiente e menos poluente. O Stonic 2022 roda a 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, sempre usando gasolina como combustível.
As últimas mudanças são faróis de LED e rodas de liga leve de 16 polegadas, além de uma central multimídia na cabine com tela de 8 polegadas que sempre suporta espelhamento sem fio de smartphones. O painel também ganha uma tela maior, de 3,5 polegadas a 4,2 polegadas.
O Stonic chegará ao Brasil, atualizado no redesenho lançado em agosto passado. Na época, a Kia revisou sutilmente o design dos faróis de LED e equipou o carro com novas rodas de liga leve de 16 polegadas. Um novo painel com conectividade sem fio para smartphone e uma tela maior: 4,2 polegadas versus 3,5 polegadas do modelo anterior.
Se você conhece o nome Stonic, saiba que o modelo foi exibido pela primeira vez em todo o país no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. Dito isso, iremos mostrar mais detalhes do modelo. Acompanhe.
Guia do Conteúdo
Motorização do híbrido
A Stonic 2022 possui um MHEV (mild hybrid electric vehicle), o tipo mais simples de eletrificação. Nele, o alternador é conectado ao virabrequim do 1.0 turbo por meio de uma correia dentada, proporcionando potência extra em subidas e sprints. A conexão com a tomada não existe, o mesmo motor é usado como partida.
O torque extra não é muito, mas é bem aproveitado graças à excelente transmissão a óleo de dupla embreagem e sete marchas. Com ele, as mudanças são muito suaves e o sistema eletrônico tem a capacidade de selecionar a melhor marcha.
Os motores elétricos também variam de acordo com o modo de condução. No Eco, por exemplo, o foco está no acúmulo de energia da frenagem. Não é suficiente controlar o Stonic com apenas um pedal, como nos EVs, mas a sensação de uma frenagem mais forte do motor definitivamente salva os freios – discos nas quatro rodas.
Exterior
Com 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,52 m de altura, combinado com uma distância entre eixos de 2,58 m, o Stonic 2022 tem uma pegada um pouco menor em comparação com SUVs compactos convencionais, por exemplo, perto do Citroen C4 Cactus. De acordo com o padrão VDA tradicionalmente aceito, o Kia tem uma capacidade de porta-malas de 325 litros.
O Stonic 2022 é disponibilizado em seis cores – Preto Aurora (perolizado), Cinza Perene (metálico), Branco Claro (sólido), Amarelo Superior (metálico), Vermelho Alerta (metálico) e Azul Esportivo (metálico), em tom único – e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. Aos acabamentos de pintura metálica e perolado são acrescidos R$2.500 e às versões com dois tons, R$4.300.
Interior
O sistema de entretenimento da Stonic combina a funcionalidade de um smartphone por meio de uma tela sensível ao toque flutuante de 8 polegadas no centro do painel, é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e auxilia na orientação nas manobras dos displays por meio de uma câmera de ré com estacionamento dinâmico. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones através de uma porta USB na parte traseira do veículo.
O SUV vem com ar-condicionado digital automático e controles dianteiros, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4,3 polegadas com indicadores de fluxo de potência e sistema de som.
Acesse e conheça o Kia Stinger 2022
Versões do Stonic modelo 2022
O Kia Stonic está disponível inicialmente na versão SX única por R$149.990 e vem com central multimídia de 8 polegadas, câmera de ré, sensores de estacionamento, controle de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de liga leve de 17 polegadas, usa chave presencial, ar-condicionado automático digital. O modelo pode alterar o seu valor no mercado, mas você sempre vai conseguir conferir ele indo até a nossa plataforma da FIPE Stonic.
Aproveite também e confira todos os modelos, preços e versões da Kia Motos
Veja mais detalhes do Kia Carnival 2022
Itens de série
Os equipamentos de série, servem de parâmetro comparativo e são sempre disponibilizados pela montadora, par que assim você fazer suas próprias análises, e assim tomar a decisão de escolher o veículo que mais se adeque ao seu perfil. Confira a equipagem do Stonic 2022:
- Ar-condicionado digital
- Faróis de neblina em LED
- Lanterna traseira de neblina
- Faróis diurnos com assinatura em LED
- Acendimento automático dos faróis
- Assistente de partida em rampa
- Start e Stop
- Câmera de ré
- Controle eletrônico de estabilidade
- Controle eletrônico de tração.
- Piloto automático
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Multimídia com tela “flutuante” de 8 polegadas
Ficha Técnica do Kia Stonic 2022
Os dados específicos do modelo são apresentados sempre de forma informativa e explicativa, sendo que estes itens são postos sempre em comparativo entre dois ou mais modelos, para que a pessoa saiba diferenciar os modelos e ver qual deles vale mais a pena comprar. Os itens apresentados são especificações técnicas. Confira todas elas a seguir!
Motor
Motor | Kappa 1.0 T-GDI Smartstream MHEV |
Tipo | 3 cilindros em linha |
Comando | DOHC |
Válvulas | 12 Válvulas |
Compressão | 10,5: 1 |
Injeção | Direta, turbo intercooler / Híbrido leve |
Cilindrada (cm³) | 998 cm³ |
Potência max Gasolina | 118 cv a 6.000 rpm |
Potência max hibrida | 120 cv a 6.000 rpm |
Torque max Gasolina | 17,1 kgf.m a 6.000 rpm |
Torque max híbrida | 20,4 kgf.m a 2.000/3.500 rpm |
Sistema híbrido | 48 V |
Combustivel | Gasolina |
Suspensão
Suspensão Dianteira | Independente, tipo McPherson com molas Helicoidais |
Amortecedor Dianteiro | Amortecedor a gás |
Suspensão Traseiro | Eixo de Torção com molas helicoidais |
Amortecedor Traseiro | Amortecedor a gás |
Direção e Transmissão
Direção | Elétrica |
Transmissão | DCT |
Tração | Dianteira 4×2 |
Relação de transmissão | Automática de 7 velocidades |
Freios
Freios Dianteiros | Discos Ventilados |
Freios Traseiros | Discos Sólidos / Discos ventilados |
Rodas
Rodas | Liga Leve |
Rodas dianteiras / traseiras | 6,5 JX17 – 6,5 JX17 |
Pneus dianteiros / traseiros | 205/55R17 – 205/55R17 |
Aro | 17 polegadas |
Dimensões
Chassi | Monobloco em aço estampado |
Comprimento | 4140 mm |
Largura | 1760 mm |
Altura | 1520 mm |
Distância entre eixos | 2580 mm |
Balanço dianteiro / traseiro | 655 mm / 830 mm |
Peso em ordem de marcha | 1256 kg |
Peso bruto total | 1680 kg |
Capacidade de carga | 424 kg |
C.M.T | 2580 kg |
Volume do porta-malas normal | 325 L |
Volume do porta-malas rebatido | 1103 L |
Volume do tanque de combustível | 45 L |
Número de ocupantes | 5 ocupantes |
Acompanhe mais detalhes do modelo acessando o link abaixo:
Acompanhe tudo que acontece no mundo dos motores. Veja como é fácil ficar atualizado com todas as informações do mais novos veículos, lançamentos, novidades e muito mais. Acesse o Agora Motor e veja tudo isso.
Web Stories
Perguntas Frequentes
Quais cores o Kia Stonic 2022 chega para ser comercializado?
O Stonic 2022 é disponibilizado em seis cores – Preto Aurora (perolizado), Cinza Perene (metálico), Branco Claro (sólido), Amarelo Superior (metálico), Vermelho Alerta (metálico) e Azul Esportivo (metálico), em tom único – e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho.
Qual o preço do Stonic 2022?
O Kia Stonic 2022 está disponível inicialmente na versão SX única por R$149.990
Quais são as mudanças no design do Stonic 2022?
As últimas mudanças são faróis de LED e rodas de liga leve de 16 polegadas, além de uma central multimídia na cabine com tela de 8 polegadas que sempre suporta espelhamento sem fio de smartphones. O painel também ganha uma tela maior, de 3,5 polegadas a 4,2 polegadas.
Como funciona o sistema híbrido do Stonic 2022?
O sistema híbrido do Kia Stonic 2022, conhecido como sistema híbrido leve, entra em ação quando o veículo está em descidas para salvar o motor de combustão ou em subidas quando o trem de força precisa de mais potência. Além disso, torna o consumo do motor mais eficiente e menos poluente.