Qual é a margem de tolerância dos radares para não levar multa?

De acordo com estatísticas recentes, o excesso de velocidade é o principal motivo para as multas de trânsito no Brasil. No entanto, em alguns casos, os radares podem apresentar imprecisões. Para corrigir essas falhas, uma margem de erro é empregada nos aparelhos, resultando em um valor diferente do registrado pelo radar.

Os radares controladores e redutores de velocidade são os tipos mais comuns fixados nas rodovias brasileiras. O primeiro verifica o limite máximo de velocidade da via ou ponto específico, enquanto o segundo exibe a velocidade em uma tela quando o veículo passa. A velocidade medida é aquela marcada pelo radar e que provavelmente será a mesma registrada pelo velocímetro do veículo.

A velocidade considerada é a velocidade registrada pelo radar menos a margem de erro do aparelho. Esta margem é calculada como 7 km/h quando a velocidade medida for inferior ou igual a 107 km/h e 7% quando for superior a 108 km/h.

Por exemplo: se um radar estabelece uma velocidade máxima permitida de 60 km/h, ele pode marcar até 67 km/h sem que o motorista seja multado. Se um outro radar indica uma velocidade máxima permitida na via de 110 km/h, então o medidor pode registrar até 118 km/h – acima disso, o motorista pode ser multado.

Qual é a margem de tolerância dos radares para não levar multa?
Qual é a margem de tolerância dos radares para não levar multa?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é o órgão responsável por estipular a margem de erro dos aparelhos de radar. Esses aparelhos devem ser aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a cada 12 meses para assegurar sua credibilidade. Ao receber uma multa, é importante verificar se os dados da notificação contêm os números de registro no Inmetro, da série do fabricante do medidor de velocidade e a data da última aferição do aparelho. Caso contrário, a multa pode ser cancelada.

Além disso, para alertar os condutores sobre a presença dos radares, é obrigatório que nas vias onde há radares de velocidade sejam instaladas placas de identificação R-19. Essas placas alertam o condutor sobre a necessidade de redução gradual do limite de velocidade e precisam estar instaladas junto ao radar fixo. Em áreas urbanas com velocidade máxima igual ou superior a 80 km/h, as placas devem estar entre 400 e 500 metros de distância do radar e 100 a 300 metros em vias com velocidade inferior a 80 km/h.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Exportação na China bomba, mas mercado interno tem baixa

Em um cenário marcado por desafios econômicos globais, a China demonstrou sua resiliência e capacidade…

Gabriel May Oechsler
Notícias Chevrolet Tracker 2025 é lançada, mas com novidades para o próximo ano

Em uma chegada discreta ao mercado, o Chevrolet Tracker 2025 se apresenta nas concessionárias mantendo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Carro voador já é uma realidade e está chegando em breve na grande São Paulo

Uma das maiores metrópoles do mundo, está prestes a se tornar o epicentro da inovação…

Gabriel May Oechsler
Notícias BYD revela primeiras imagens da sua nova picape híbrida!

No próximo dia 14 de maio, o mundo automobilístico terá seus olhares voltados para o…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM reduz preços das revisões para o seu SUV.

Em uma movimentação estratégica para aliviar os custos de manutenção veicular dos proprietários, a GWM…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário