Bateria com recarga em 10min? Moto com bateria de Nióbio pode ser lançada no Brasil

2024 poderá ser o ano em que o Brasil recebe sua primeira motocicleta elétrica com bateria de Nióbio, e sua recarga pode ser feita em 10 minutos. Este é o projeto da chinesa Horwin com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.

O Brasil é detêm 95% de todo o Nióbio de todo o mundo e é responsável por 90% por de toda a extração do material. Muito falado no meio político, o Presidente Jair Bolsonaro é um defensor do minério abundante no país, que pode ter seu primeiro veículo com bateria de Nióbio. É o projeto da marca chinesa até 2024.

Uma de suas possíveis aplicações é como óxido de nióbio em baterias de íons de lítio, substituindo elementos como níquel e cobalto por ânodos ou cátodos. Em teoria, seu uso permite uma carga ultrarrápida de 10 minutos sem desgaste excessivo ou perda de ciclos de vida da bateria.

Vantagens que ele pode trazer pro meio automobilístico

bateria de Nióbio

A estrutura cristalina do nióbio é mais aberta, favorecendo a intercalação do lítio, tornando a peça mais dúctil, resistente ao calor, resistente ao desgaste, resistente à corrosão, com melhor resposta térmica e elétrica.

Estudos feitos com a adição do minério nas baterias de lítio tiveram ótimos resultados. Sendo uma ótima opção e uma opção mais econômica para produção em larga escala.

Na prática, instituições como a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) vêm conduzindo pesquisas para saber se é viável a produção em massa de baterias de óxido de nióbio de íon-lítio ou mesmo baterias de metal em estado sólido.

Um primeiro passo nessa direção pode vir depois que a parceria entre a CBMM e a fabricante chinesa de motocicletas e scooters Horwin, que atua no mercado brasileiro desde 2019, ainda pouco conhecida (bem diferente da Voltz que está muito famosa), entretanto, pretende se intensificar no segmento de motocicletas elétricas próprias para os próximos anos.

Recarga rápida

Às duas empresas assinaram um acordo para produzir motocicletas e scooters equipadas com baterias de íon-lítio de nióbio. O primeiro protótipo do projeto deve ser lançado nos próximos meses, e o modelo CR6 será um modelo base, naked com motor elétrico de 6.200 watts ou 8,4 cavalos de potência e uma bateria capaz de produzir 150 quilômetros de condução autônoma.

O objetivo é utilizar bateria de Nióbio em todos os modelos de produção vendidos pela marca no Brasil até o segundo semestre de 2024.

“Trabalhamos para que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar uma moto elétrica com carga ultrarrápida de até 10 minutos”, diz Pricilla Favero, CEO da Horwin no Brasil.

Acompanhe todas as novidade e lançamentos dos melhores e mais conhecidos modelos por todo o mundo. Acesse o Agora Motor e veja o que está acontecendo.

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Stellantis irá começar produção de motores híbridos no Brasil!

Em uma movimentação estratégica para fortalecer sua presença na América do Sul, a Stellantis anuncia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Informações oficiais da nova picape híbrida BYD Shark lançada no México!

A BYD, renomada fabricante chinesa de veículos, introduziu ao mundo a BYD Shark, sua inovadora…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Golf GTI 2024 tem 265 cv e é o modelo mais potente!

A Volkswagen surpreende o mercado automobilístico ao anunciar o lançamento do Novo Golf GTI 2024,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Conheça o novo motor da Chevrolet S10 e Trailblazer 2025

A General Motors (GM) apresentou recentemente avanços significativos no motor Duramax 2.8, que agora equipa…

Gabriel May Oechsler
Notícias Ram Classic fica R$ 35 mil reais barata em redução da Stellantis!

Em um movimento discreto que promete agitar o mercado automobilístico, a Stellantis anunciou uma significativa…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário