Qual é o veículo híbrido menos poluente do Brasil (2023)?
O novo modelo híbrido da CAOA Chery, o Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid, conquistou o título de carro híbrido menos poluente do Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) em outubro.
Com uma emissão de apenas 22 g/km de CO2, o Tiggo 8 PRO se destaca em comparação com seus principais competidores, que emitem pelo menos 40 g/km de CO2.
Essa conquista coloca a CAOA Chery como referência em responsabilidade ambiental na indústria automotiva brasileira, reforçando seu compromisso em buscar práticas sustentáveis e soluções que beneficiem seus clientes e o meio ambiente.
O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid combina alta performance com economia de combustível e redução de emissões. Equipado com um motor 1.5 Turbo a combustão e uma transmissão DHT, que foi pioneira e patenteada pela Chery na China, o modelo oferece uma experiência única ao volante.
A transmissão DHT é composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, permitindo uma combinação inteligente entre o conjunto elétrico e o motor a combustão. Com isso, são entregues 11 relações de marcha que proporcionam maior economia e melhor desempenho ao veículo. Todo o desenvolvimento e adaptação do sistema híbrido foram realizados pela engenharia brasileira da CAOA Chery, garantindo uma experiência ao volante compatível com as expectativas dos consumidores nacionais.
A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv, com um torque máximo de 56,6 kgfm. O motor a combustão possui 147 cv de potência máxima e 22,5 kgfm de torque máximo, enquanto os motores elétricos combinados entregam 170 cv de potência máxima e 34,2 kgfm de torque máximo.
O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid oferece dois modos de potência (EV e HEV) e dois modos de condução (Normal e Sport). No modo EV, que é 100% elétrico, apenas um ou dois motores elétricos são utilizados. Já no modo HEV, o funcionamento dos três motores é otimizado para priorizar a economia de combustível. O modo Normal está disponível tanto no modo EV quanto no HEV, priorizando a economia de combustível. Já o modo Sport está disponível somente no modo HEV, priorizando o desempenho.
Além disso, nos modos EV e HEV, o motorista pode gerenciar o nível mínimo da bateria, escolhendo valores entre 20% a 70%. Dessa forma, é possível poupar a bateria para não descarregar além do nível selecionado ou utilizar sua carga ao máximo até atingir o nível mínimo.
A bateria do Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid possui 96 células e capacidade total de 19,27 kWh, proporcionando uma autonomia 100% elétrica de 54 km. O modelo também conta com um sistema de regeneração de energia, que direciona a energia cinética gerada em frenagens e desacelerações para a bateria.
O carregamento da bateria pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede, sendo que o carregamento completo leva cerca de 6 horas no primeiro caso e 3 horas no segundo.
Outro destaque do Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid é a tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Além dos mais de dez itens de segurança presentes na versão a combustão, como controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus, o modelo híbrido conta com recursos adicionais, como piloto automático adaptativo, sistema de frenagem automática em caso de risco de colisão, alerta de colisão frontal, assistente de congestionamento, alerta de saída de faixa, auxílio na manutenção da faixa, controle automático dos faróis e sistema adaptativo de luzes dianteiras.
Com todas essas características inovadoras e sustentáveis, o Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid se destaca como uma opção completa para quem busca um SUV híbrido no mercado brasileiro. A CAOA Chery reforça seu compromisso em oferecer veículos tecnológicos e responsáveis com o meio ambiente.