Honda Falcon 400: Preço em 2022, Consumo, Ficha Técnica e Fotos

Introduzido em setembro de 1999, o NX4 Falcon 400 substituiu o NX 350 Sahara e permaneceu praticamente inalterado ao longo de sua existência. Quase único entre off-road e cidade, o Falcon encantou os fãs com seu motor monocilíndrico, toneladas de torque e suspensão de longo curso, perfeito para enfrentar os muitos buracos das cidades brasileiras. Veja os detalhes da Honda Falcon 400.

Essa versatilidade deu a ela uma reputação de uso policial. Embora descontinuado em 2009, a Honda o relançou em 2012, já com injeção eletrônica de combustível e freios ABS, sob um nome ligeiramente revisado como NX4 Falcon 400i. Seu último ano de produção foi em 2015.

Um pouco da história do modelo

O Honda NX Falcon 400 nasceu em 1999 para substituir o NX 350 Sahara – que era mais poderosa e inovadora que sua sucessora, depois que quase 120.000 unidades foram produzidas. 

Ela foi substituída pela XRE 300, que começou a jorrar e passou a mudar de marcha, acumulando recursos que também serviram como substituto do Trail Tornado 250. Quatro anos depois, a Falcon, foi trazida de volta à vida graças a uma habilidade de injeção Eletrônica. Mas ela voltou mais fraca.

Comparado com a versão anterior, a nova Falcon estava mais uma vez no caminho da perda de potência e torque, devido, é claro, aos esforços para cumprir a legislação antipoluição. 

Quando sucumbiu aos limites do Promot 3, o Falcon 2008 produzia 30,6 cv, agora era produzida com apenas 28,7 cv (a 6.500 rpm). Houve também uma queda no torque, ainda que menos dramática: de 3,51 para 3,27 mkgf, ambos a 6.000 rpm.

Motor do modelo

O motor do modelo é RFVC (Radial Four Valve Chamber) com comando no cabeçote, quatro válvulas dispostas radialmente na câmara de combustão, quatro tempos, monocilíndrico, 397,2 cm3 e cárter seco. 

Produz potência máxima de 30,6 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 3,51 kgf.m a 6.000 rpm, combinado com câmbio de cinco marchas para uma pilotagem ágil e segura. O carburador a vácuo fornece resposta precisa e linear aos comandos do acelerador.

Itens de Série do Modelo

A motocicleta possuia um chassi semi-duplo combinada com suspensão dianteira de longa distância e suspensão traseira Pró-Link para facilidade de pilotagem e melhor controle. Ela possui pneus dianteiros de 21 polegadas e pneus traseiros de 17 polegadas proporcionam aderência e tração, bem como estabilidade direcional expressiva.

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O modelo conta com sistema de freio a disco hidráulico com pinças de pistão duplo na dianteira e pistão único na traseira, proporcionando uma frenagem progressiva e segura. Além disso, a partida elétrica pode dar partida no motor rapidamente e a bateria selada não requer manutenção regular. Algo que era inovador na época.

Honda Falcon 400 2022 prata lateral
O modelo possuia uma paleta de cores diversificada em sua primeira geração. Foto: reprodução.

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Pontos Positivos que o modelo trazia

As versões NX-4 Falcon 400 e NX 400i Falcon dificilmente mudam o caráter de seu kit. Portanto, ela fornecia suspensão relativamente confortável durante a condução. O motor de segunda geração produzia 28,7 cv a 6.500 rpm, enquanto o motor da geração anterior produzia 30,6 cv a 6.500 rpm. 

O torque também caiu um pouco, de 3,51 kgf.m para 3,27 kgfm, ambos a 6.000 rpm. No entanto, o motor oferece consistentemente um torque significativo em baixas rotações, perfeito para o tráfego urbano e viagens rodoviárias.

Honda Falcon 400 2022 painel
O painel da segunda geração do modelo era analógico. Foto: reprodução.

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Pontos Negativos

Enquanto o Falcon oferecia um motor competente para as demandas da rua, sua autonomia deixa a desejar. O consumo deste modelo não era nada espetacular, muito pelo contrário. Há descrições de que em alguns casos a moto só consegue atingir 20, 18 ou até 15 km/l.

Outra coisa a não ter nada a invejar no motor é sua vibração. Especialmente em altas rotações, isso se mostrou problemático. Além disso, a falta de sexta marcha também contribuiu para os efeitos negativos já mencionados. Outra reclamação é a tímida velocidade final, que fica em torno de 160 quilômetros por hora no painel.

Preço da Honda Falcon 400

A última Honda Falcon 400 do mercado era a NX 400i Falcon, ano 2015, o modelo custa atualmente um valor de R$ 23.510,00 segundo a FIPE Falcon, Aproveite para comparar todos os outros anos e ver a diferença de preços existentes em cada um deles.

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Honda Falcon 400 traseira
O modelo injetado recebeu novas cores. Foto: reprodução.

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Ficha Técnica Falcon 400 2022

As especificações técnicas, da Honda Falcon 400, apresenta uma quantidade generosa de itens, tanto itens tangíveis quanto intangíveis, sendo aqueles que podemos tocar como freio, suspensão, estrutura, pneus e aqueles que não podemos tocar como a potência o torque e a taxa de compressão respectivamente falando. Confira a seguir estes itens!

Motorização

Motor:RFVC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada:397,2cc
Diâmetro x Curso:85,0 x 70,0 mm
Taxa de compressão:8,8:1
Sistema de lubrificação:Cárter seco
Sistema de partida:Elétrica
Alimentação:Injeção eletrônica PGM-FI
Tipo de ignição:ECU/CDI
Potência máxima:28,7 cv a 6.500rpm
Torque máximo:3,27 kgf.m 6.000rpm
Tabela com as partes mecânicas do carro

Transmissão

Câmbio:5 velocidades
Sistema de transmissão:Corrente com o-ring
Tabela com a transmissão do veículo

Suspensão e freios

Suspensão Dianteira:Garfo telescópico, 215mm de curso
Suspensão Traseira:Braço oscilante monoamortecedor Pro-Link, pré-carga da mola ajustável, 180mm de curso
Freio Dianteiro:Disco simples ventilado de 256mm de diâmetro e pinça de 2 pistões
Freio Traseiro:Disco simples ventilado de 220 mm de diâmetro e pinça de 1 pistão
Tabela com a suspensão e freios da Falcon 400

Dimensões

Peso:158 kg (seco)
Comprimento Total:2.157 mm
Largura Total:789 mm
Altura Total:1.222 mm
Distância entre eixos:1.434 mm
Distância do solo:242 mm
Altura do Assento:850 mm
Pneu Dianteiro:90/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro:120/90 – 17M/C (64S)
Capacidade do tanque:15,3 litros
Óleo do Motor:2,2 litros (1,7 para troca)
Tabela com os itens de dimensões do modelo

Acesse o link e veja todos os detalhes do modelo assistindo ao vídeo.

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Perguntas Frequentes

Qual o motor da Falcon 400?

O motor da Falcon 400 é RFVC (Radial Four Valve Chamber) com comando no cabeçote, quatro válvulas dispostas radialmente na câmara de combustão, quatro tempos, monocilíndrico, 397,2 cm3 e cárter seco.

Qual eram as cores da Falcon 400?

A Falcon 400 possuía as seguintes cores:
Preto fosco; Vermelho metálico; Prata metálica.

Qual o preço da Falcon 400?

A última versão foi de 13.530 reais para o modelo de 2013 e 15.500 para o modelo de 2015 Real. Relançado no final de 2012, o Falcon já é um modelo 2013 com preço sugerido de R$18.900.

Como é o sistema de freio da Honda Falcon 400?

A Honda Falcon 400 conta com sistema de freio a disco hidráulico com pinças de pistão duplo na dianteira e pistão único na traseira, proporcionando uma frenagem progressiva e segura.

Qual é o motor da Honda Falcon 400?

O motor da Honda Falcon 400 é RFVC (Radial Four Valve Chamber) com comando no cabeçote, quatro válvulas dispostas radialmente na câmara de combustão, quatro tempos, monocilíndrico, 397,2 cm3 e cárter seco.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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