Agora Motor logomarca

Novas Regras para Safety Car, Uso de Macacão e mais polêmicas na Fórmula 1

3 minutos de leitura

O Grande Prémio de Abu Dhabi aconteceu ano passado, porém, ainda rende muita conversa. A mais nova, é a controvérsia devido a presença do Safety Car em determinado ponto da corrida. Entretanto, este fato não passou despercebido pelos chefes da F1 e os mesmos realizaram “ajustes e mudanças nas regras quando o carro está dentro do trajeto. Acompanhe e veja as mudanças.

Novas Regras

O problema inicial se tornou o principal ponto de discussão após a temporada de 2021, quando o diretor de corrida Michael Masi optou por permitir que apenas o carro entre o líder Lewis Hamilton e o segundo colocado Max Verstappen voltasse a girar.

Os carros atrás de Verstappen foram instruídos a ficar, incluindo o carro entre o holandês e o terceiro colocado Carlos Sainz. No reinício, a uma volta do fim, Verstappen usou seus pneus novos para ultrapassar Hamilton e conquistar a corrida e a vitória no campeonato mundial.

Para garantir que os mesmos erros não se repitam, após discussões com as equipes, a FIA revisou as regras e agora afirma que todos os carros devem passar pelo líder se acharem seguro fazê-lo.

Com a nova mudança o artigo 55.13 já consta a nova alteração:

“Se o secretário do percurso considerar seguro fazer, e a mensagem ‘CARROS PODEM AGORA ULTRAPASSAR’ foi enviada a todos os competidores usando o sistema de mensagens oficiais, todos os carros que foram superados pelo líder serão obrigados a passar os carros à frente e o safety car.”

A regra já está sendo válida a partir da edição 5 do Regulamento Esportivo da FIA F1 de 2022.

safety cars
Foto: Reprodução

Novas Regras para o Macacão

A nova mudança para o uso do macacão obriga os pilotos permanecerem vestidos após a corrida até o momento da comemoração pós-corrida. A regra diz:

“Durante a cerimônia do pódio e o procedimento de entrevista pós-corrida, os pilotos que terminarem a corrida na primeira, segunda e terceira posições devem permanecer vestidos apenas com seus trajes de condução, ‘arrumados’ até o pescoço, não abertos até a cintura”.

Regras para Parque Fechado

Verstappen foi multado por tocar na asa traseira da Mercedes de Lewis Hamilton no parque fechado no GP do Brasil do ano passado. Assim, uma nova regra afirma: “O piloto não deve interferir no acordo de parque fechado de forma alguma.”

Há também uma pequena mudança na nova tabela de distribuição de pontos para a corrida encurtada (Sprint) introduzida este ano após o Grande Prêmio da Bélgica da temporada passada. Para corridas com distâncias entre 50% e 75%, a pontuação do quarto lugar muda de 9 para 10, e a pontuação do sétimo lugar muda de 5 para 4. A alocação completa agora é 19-14-12-10-8-6-4-3-2-1.

Quer ver mais notícias relacionadas ao mundo dos motores? Acesse o Agora Motor e fique por dentro das principais novidades.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *