Yamaha XT 660: Preço em 2022, Consumo, Ficha Técnica e Fotos

Se você é fã de motocicletas, com certeza já ouviu falar da Yamaha XT 660. Um ícone para todos os amantes das duas rodas. Com barulho sem igual e inconfundível, o modelo terá um destaque no artigo de hoje. Acesse e veja todos os detalhes do famoso “tratorzão”.

Como surgiu o modelo

Em 1976, o francês Thierry Sabine ainda não havia se perdido no deserto líbio, o que o teria levado a criar o famoso Paris-Dakar, intenso rali da França ao Senegal na África. Mas naquele ano, a Yamaha percebeu que alguns pilotos não tinham muito menos condições de uso do que os recursos de rali de 1979, e assim lançou uma grande motocicleta de uso misto com um motor XT 500 monocilíndrico. 

O robusto XT apresentava o motor monocilíndrico de 499 cm3 de quatro tempos com came no cabeçote e duas válvulas, entregando 27 cv a 6.000 rpm, com alto torque, suficiente para atingir 135 km/h . Apesar de seu grande peso (155kg seco), é uma escolha única para aplicações que exigem mais resistência do que a flexibilidade de um trator de duas rodas. 

Existiu no mercado norte-americano até 1981 e no mercado europeu até 1989, e tem admiradores até hoje. Em 1982, foi lançada uma versão maior, a XT550, com 554 cm3, dois carburadores, quatro válvulas e 38 cv a 5.500 rpm. A suspensão traseira de duas molas deu lugar a uma única mola e a velocidade máxima ultrapassou os 150 km/h. 

Demorou dois anos para o novo deslocamento do XT 600 aumentar para 591 cm3. A potência agora é de 40 cv e o torque é de 4,8 m.kgf, o que é excelente com 151 kg de peso seco. Mas os entusiastas do Paris-Dakar queriam uma moto mais próxima daquelas que correm no deserto africano e com estilo mais próximo. 

Um dos nomes, Ténéré, se pronuncia fechado, e “tenere” foi escolhido como uma versão mais completa do XT 600, lançado em 1985. XT dominou o visual da nova Yamaha e imediatamente a reconheceu como o rali a batizou.

O motor é o mesmo da versão “lean”, mas com mais potência (46 cv a 6.500 rpm) e radiador de óleo. Com 155 kg seco, é preciso um piloto igualmente forte para dominá-lo. Mas não é um enduro em trilhas densas como o “primo” TT 600.

Na linha de 1986, a capacidade do tanque de combustível foi reduzida para 23 litros, deixando espaço para um filtro de ar na seção central. O motivo é a adoção da partida elétrica, muito popular no 600, que exigia uma bateria maior embaixo do banco, onde ficava o filtro original. A Ténéré manteve seu estilo até 1988, quando uma extensa reformulação a tornou mais parecida com a moto Paris-Dakar da época.

Yamaha XT 660 lateral
O modelo possui uma paleta de cores. Foto: reprodução.

Conheça detalhes da Yamaha R3 2022

Em vez de faróis retangulares, carenagens pequenas e pára-lamas dianteiros levantados, há dois faróis redondos, a carenagem completa presa ao tanque de combustível e um pára-lama baixo próximo às rodas. Ele também recebe um freio a disco traseiro para apoiar a frente já presente na série 600. 

O modelo antigo permaneceu por pouco tempo. A nova versão continuou até 1991, deixando apenas o XT 600E nesse deslocamento, mais leve e mais flexível no estilo. Os fãs do maior Ténéré podem contar com o XT 660 de 48 cavalos de potência e o poderoso XTZ 750 Super Ténéré, um motor bicilíndrico de 70 cavalos para longas turnês.

Yamaha XT 660 painel
O painel do modelo é analógico. Foto: reprodução.

Confira a nova XTZ 250 Lander 2023

Motor

Com um motor monocilindro preciso de 659 cm 3 tem comando simples no cabeçote com 4 válvulas e é muito compacto. As hélices permitem que o kit da Yamaha XT 660 R atinja uma potência máxima de 48 cv a 6.000 rpm.  O toque classificado como entusiasta garante um pico máximo de 5,95 kgf.m a 5.250 rpm. Nada mal, considerando a data de lançamento de 2005.

Consumo da XT 660

A XT 660 não possui grande autonomia, que não passa de 300 quilômetros, o tanque tem capacidade para 15 litros e o consumo varia entre 18 e 21 km/l. Logo a moto é bem econômica para uma poderosa média cilindrada, com torque abusivo de poderoso e estrutura pesada, além de comportar uma potência enorme de 48 cv.

Yamaha XT 660 traseira
O modelo é conhecido pelos dois escapamentos traseiros. Foto: reprodução.

Descubra o porquê de a XT 600 ter saído de linha, sua história e muito mais!

Ficha Técnica da Yamaha XT 660 em 2022

Os dados técnicos da Yamaha XT 660 em 2022, são apresentados sempre de forma comparativa e informativa, trazendo para o público dados intangíveis e extremamente importantes sobre o modelo, como por exemplo a potência da motocicleta que é medida em cv, e o torque que é medido em kgf.m, dentre vários outros aspectos. Confira a seguir na tabela!

Motorização, Suspensão, Rodas Dimensões e suas capacidades

Tipo4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada659 cc
ArrefecimentoAr
CombustívelGasolina
Potência Máxima:48 cv a 6.000 rpm
Torque Máximo:5,95 kgf.m a 5.250 rpm
Alimentação:Eletrônica
Partida:Elétrica
Transmissão:5 marchas
Suspensão dianteira:Telescópica, 225 mm de curso
Suspensão traseira:Monoamortecida, 200 mm de curso
Chassi:Aço
Pneu Dianteiro:90/90-21
Pneu Traseiro:150/70.18
Peso a seco:165 kg
Comprimento:2240 mm
Largura:845 mm
Altura do Banco:820 mm
Distância entre Eixos:1500 mm
Capacidade do tanque:15 litros
Tabela com a motorização, Suspensão, Rodas Dimensões e suas capacidades!

Aposentadoria do modelo

A Yamaha encerrou a produção da XT 660 no Brasil em 2018, assim como aconteceu na Europa em 2016. Embora nenhum comentário oficial tenha sido feito, uma declaração contra os revendedores da marca gerou redes sociais e grupos de WhatsApp na última semana de janeiro. “Comunicamos a descontinuação do modelo XT 660 R e o fim do estoque da fábrica”, dizia o aviso administrativo. O fim de uma era está condenado.

Como a motocicleta não atende aos novos padrões europeus de emissões, a “XTzona” e suas variantes, como a Ténéré XT 660 Z, com um monocilíndrico exato de 659,7 cm 3, não serão mais produzidas. A Yamaha Brasil também teve que aposentar o modelo, pois muitos componentes de seu motor foram importados.

Yamaha XT 660 versão
O modelo é muito conhecido pelos amantes de motocicletas. Foto: reprodução.

Preço da Yamaha XT 660 2022

A Yamaha XT 660, possui uma quantidade enorme de itens, além de ter uma motorização bem potente e um nome famoso de mercado, tudo isso faz com que ela ganhe um valor agregado, ela custa atualmente R$ 48.762,00 em sua variante do ano de 2018, a última do mercado. Mas você pode conferir o valor de todas elas no nosso portal Tabela FIPE XT 660. Lá você vai ver todos os anos, versões e preços da XT 660 2022 durante a sua estadia no Brasil.

Confira também todas as motos, versões e valores da montadora nipônica Yamaha.

Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos e muito mais em um só lugar!

Perguntas frequentes

Qual o preço da XT 660?

A Yamaha XT 660 deixou de ser fabricada em 2018 e foi substituída pela Ténéré 700. No entanto, ainda é possível encontrar modelos usados no mercado por preços variados. Segundo alguns sites especializados , o preço médio da Yamaha XT 660 em 2022 é de R$31.990,00.

Qual o motor da XT 660?

Ela possui motor de 689 cm3 e produz 74 cv e 6,9 ​​mkgf.

Qual a autonomia da XT 660?

O consumo da Yamaha XT 660 depende de vários fatores, como o estilo de pilotagem, as condições da estrada e a manutenção do veículo. De acordo com alguns relatos de proprietários, a média de consumo da moto é de cerca de 18 km/l na cidade e 22 km/l na estrada.

Quando a XT 660 parou de ser fabricada?

A Yamaha encerrou a produção da XT 660 no Brasil em 2018.

Quais são as principais características técnicas da Yamaha XT 660?

A ficha técnica da Yamaha XT 660 inclui os seguintes dados :
Cilindrada: 659,7 cm³, Potência máxima: 48 cv a 6.000 rpm, Torque máximo: 5,95 kgf.m a 5.520 rpm, Transmissão: Manual de cinco velocidades, Suspensão: Garfo telescópico na dianteira e monoamortecedor na traseira, Freios: Disco simples nas duas rodas, Pneus: Aro 21 na dianteira e aro 17 na traseira.

Como é o design da Yamaha XT 660?

A Yamaha XT 660 tem um design robusto e resistente, com uma paleta de cores disponível. O modelo possui faróis redondos, carenagem completa presa ao tanque de combustível e um para-lama baixo próximo às rodas. O painel do modelo é analógico.

Qual é a diferença entre a Yamaha XT 660 e a Yamaha XTZ 750 Super Ténéré?

A Yamaha XTZ 750 Super Ténéré é uma motocicleta bicilíndrica com uma potência de 70 cavalos, projetada para longas viagens e passeios off-road. A Yamaha XT 660 é uma motocicleta de uso misto com um motor monocilíndrico de 48 cavalos de potência.

Qual é a capacidade do tanque de combustível da Yamaha XT 660?

Não há informações no artigo sobre a capacidade do tanque de combustível da Yamaha XT 660.

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Motos Honda CB 300F Twister 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

Hoje vamos conversar sobre uma moto lendária da Honda, que tinha saído de linha, mas…

Gabriel May Oechsler
Motos Triumph Rocket III R 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

A Triumph Rocket III R 2024 é uma moto icônica no mercado, além de um…

Gabriel May Oechsler
Motos Honda PCX 160 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Imagens

Hoje vamos conferir a Honda PCX 160 2024, ela é uma scooter de baixa cilindrada…

Gabriel May Oechsler
Motos Voltz EVS 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

Hoje vamos conferir quais as novidades para a Voltz EVS 2024, ela que é a…

Gabriel May Oechsler
Motos Veja 5 excelentes motos para quem gosta de viajar!

Neste texto você verá cinco opções de motos para viagens disponíveis no mercado brasileiro, confira!

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário